Flurbiprofeno: o que é, para que serve e em que remédios encontrar

Atualizado em março 2020

O flurbiprofeno é um anti-inflamatório presente em medicamentos de ação local, como é o caso dos adesivos transdérmicos Targus lat e das pastilhas para a garganta Strepsils.

Os adesivos transdérmicos devem ser aplicados diretamente na pele, de forma a exercer uma ação local, para alivio da dor muscular e das articulações.  As pastilhas Strepsils, são indicadas para o alivio da dor e da inflamação da garganta.

Ambos os medicamentos estão disponíveis em farmácias e podem ser comprados sem receita médica. Porém a sua utilização deve ser feita sob orientação de um profissional de saúde.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve e como usar

As indicações e posologias do flurbiprofeno dependem da forma farmacêutica que se pretende usar:

1. Targus lat

Este medicamento tem uma ação analgésica e anti-inflamatória, sendo indicado para o tratamento local das seguintes condições:

  • Dor muscular;
  • Dor nas costas;
  • Lombalgia;
  • Tendinite;
  • Bursite;
  • Entorse;
  • Distensão;
  • Contusão;
  • Dor nas articulações.

Veja outras medidas para aliviar dor nas costas.

Deve ser aplicado um único adesivo de cada vez, que pode ser substituído a cada 12 horas. Deve-se evitar cortar o adesivo.

2. Strepsils

As pastilhas Strepsils estão indicadas para o alívio de curta duração da dor e inflamação da garganta.

A pastilha deve ser dissolvida lentamente na boca, conforme necessidade, não se devendo ultrapassar 5 pastilhas por cada 24 horas.

Quem não deve usar

Ambos os medicamentos com flurbiprofeno não devem ser usados por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou a outros AINE's, em pessoas com úlcera péptica ativa, hemorragia gastrointestinal e colite ulcerativa. Além disso também não devem ser usados por grávidas e lactantes e por menores de 12 anos.

O Targus lat não deve ser aplicado sobre a pele lesada, sensível ou com sinais de infecções.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Strepsils são calor ou queimadura na boca, dor abdominal, náuseas, diarreia, dor de cabeça, tonturas e formigamento e úlceras na boca.

Os efeitos colaterais que podem ocorrer durante a utilização dos adesivos Targus lat são raros, mas em alguns casos podem ser reações na pele e distúrbios gastrointestinais.