Fígado gordo

publicidade

O que é:

Fígado gordo (esteatose hepática) é uma doença do fígado que se caracteriza pelo acúmulo de gordura neste órgão. Se não for tratado, o fígado pode se tornar bastante inchado e evoluir para uma cirrose. 
O tratamento resume-se a identificar e eliminar o que causa o acúmulo de gordura no fígado.

O diagnóstico de gordura no fígado só pode ser definitivo após um biópsia do fígado. Mas, para se diagnosticar a esteatose hepática, nome técnico para fígado gordo, é possível se recorrer a exames como:

  • Análise bioquímica do sangue (alteração das transaminases e fosfatase alcalina)
  • Ultrassonografia 
  • Tomografia computadorizada

A gravidade da doença está relacionada com a quantidade de gordura encontrada no fígado. Mais de 40% de gordura no fígado confere a doença maior gravidade.

Imagens de Fígado gordo

Sintomas do fígado gordo

Apesar de assintomático na maioria dos casos, podem ser relatados sintomas como:

  • Sensação de peso após as refeições
  • Dor no abdomen
  • Fadiga crônica

Tratamento para fígado gordo

Não existe um tratamento específico para o fígado gordo, porém existem formas de prevenção e de impedir a sua evolução. Entre eles, estão a mudança de hábitos alimentares, a diminuição do peso corporal e a prática de exercícios físicos regularmente. 

Dieta para o fígado gordo

Quem possui o fígado gordo deve evitar perder ou ganhar peso muito rapidamente, devendo assim encontrar uma dieta adequada ao seu metabolismo, que permita perder peso de forma gradual.

Para ter uma alimentação mais saudável, deve-se evitar alimentos ricos em gordura, como leite de vaca e os queijos. Doces e o álcool também devem ser evitados, e a nova dieta deve ser rica em proteínas e em fibras, como gérmen de trigo, aveia e granola.  

Causas do fígado gordo

As principais causas do fígado gordo são a ingestão exagerada de alimentos gordurosos, que aumentam o colesterol e sobrecarregam o fígado, e o alcoolismo. A doença pode também estar associada a outras, como a diabetes, hipertensão e obesidade.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 22/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.