Fibromialgia

publicidade

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa de causa desconhecida que gera dor por todo o corpo por mais de 3 meses e outros sintomas, como cansaço frequente, distúrbios do sono ou rigidez dos músculos, por exemplo. Esta doença afeta tanto homens como mulheres, mas é mais comum no sexo feminino entre os 35 e os 50 anos de idade.

A fibromialgia não tem cura, mas pode ser tratada com remédios, fisioterapia ou terapias alternativas, como acupuntura ou aromaterapia, por exemplo, com o objetivo de ajudar a diminuir os sintomas da doença e a melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

As fotos representam os pontos dolorosos da fibromialgia, ou seja, as partes do corpo que costumam doer.

Sintomas da fibromialgia

Os sintomas da fibromialgia incluem:

  • Dor por todo o corpo, principalmente muscular;
  • Distúrbios do sono e cansaço frequente;
  • Síndrome do cólon irritável, que causa diarreia e prisão de ventre;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Músculos duros;
  • Sensação de formigamento nas mãos e nos pés.

Outros sintomas de fibromialgia incluem tonturas, dor de cabeça e aumento da dor ao toque, que podem piorar ou melhorar de acordo com o estresse do indivíduo ou mudanças do clima.

Tratamento para fibromialgia

O tratamento para fibromialgia deve ser orientado pelo reumatologista, fisioterapeuta, neurologista ou psiquiatra e pode incluir:

  • Remédios analgésicos, relaxantes musculares, para a ansiedade, antidepressivos ou indutores do sono;
  • Fisioterapia através de massagens terapêuticas ou de relaxamento;
  • Terapias alternativas, como hidroterapia, psicoterapia ou acupuntura, por exemplo.​

A fisioterapia para fibromialgia ajuda a controlar e a reduzir os sintomas da fibromialgia através de técnicas, massagens e exercícios que promovem a analgesia local e melhoram a circulação sanguínea.

Além disso, a prática de exercícios físicos como a natação, hidroginástica, alongamentos ou pilates ajudam a aliviar a dor e a relaxar os músculos, sendo essencial no tratamento da fibromialgia.

Diagnóstico da fibromialgia

O diagnóstico da fibromialgia deve ser feito pelo reumatologista e inclui a presença de dor severa em 3 a 6 áreas diferentes do corpo durante 3 meses, no mínimo, ou dor menos forte em 7 ou mais áreas diferentes do corpo também durante 3 meses, no mínimo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 28/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.