Fibroadenoma pode virar câncer?

publicidade

O fibroadenoma mamário geralmente não se torna um câncer, sua malignização é um evento raro. É um tumor benigno, que surge na mama de mulheres jovens e tende a aumentar de tamanho, diante de situações onde ocorra uma maior quantidade de hormônios circulando na corrente sanguínea, como acontece na fase da menstruação e na gravidez.

As mulheres com mais de 30 anos de idade, que nunca tiveram um fibroadenoma da mama, podem ficar despreocupadas, pois as chances dele surgir são mínimas. Este tipo de tumor é mais encontrado nas adolescentes e na idade da menopausa, quando a quantidade de hormônios no sangue diminui drasticamente.

O exame recomendado para avaliar o fibroadenoma é, inicialmente, o autoexame da mama, a ultrassonografia e, em alguns casos, pode ser realizada uma punção, para avaliar o material de que é feito o tumor.

A cirurgia para a retirada do fibroadenoma mamário pode ser indicada para casos em que o tumor esteja muito grande e cause má aparência estética ou dor mamária.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 29/09/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.