Entenda o que é Fertilização

A fertilização ou fecundação é o nome que se dá quando o espermatozoide consegue penetrar no óvulo maduro dando origem a uma nova vida. A fertilização pode ser conseguida naturalmente através do contato íntimo entre o homem e a mulher durante o período fértil ou em laboratório, sendo então chamada de fertilização in vitro.

A fertilização in vitro é uma forma de reprodução assistida indicada quando o casal não consegue engravidar após 1 ano de tentativas, sem o uso de nenhum método contraceptivo. Nela, são colhidos tanto os óvulos maduros da mulher quanto os espermatozoides e após uní-los em laboratório, o embrião é colocado dentro do útero da mulher que deverá levar a gravidez até o fim.

Entenda o que é Fertilização

Quando o casal não consegue engravidar naturalmente após algum tempo de tentativas, deve-se avaliar o porquê de se tornarem inférteis, isto é, impossibilitados de fertilizar antes de iniciar o processo em laboratório, pois algumas causas podem ser tratadas.

Principais causas da infertilidade

Algumas das causas mais comuns de infertilidade são fumar e estar acima do peso ideal, além de alterações hormonais e situações como:

  • Complicações da Clamídia;
  • Endometriose;
  • Ligadura das trompas uterinas;
  • Comprometimento dos espermatozoides, sendo estes poucos, lentos ou anormais e
  • Vasectomia.

Seja qual for a causa, antes de iniciar a fertilização in vitro deve-se obrigatoriamente tentar eliminá-la de forma natural, com o uso de medicamentos ou através de cirurgia, se for necessário. Um exemplo de problema frequente nas mulheres e que impede a gravidez é a obstrução nas trompas.

Se mesmo após várias tentativas, o casal não conseguir engravidar pode-se recorrer à fertilização in vitro, mas eles devem ser informados que esta técnica de fertilização assistida possui riscos e o bebê poderá nascer com problemas genéticos.

Como aumentar as chances de gravidez

Para aumentar as chances de gravidez pode-se adotar um estilo de vida mais saudável com menos estresse, boa alimentação, prática de exercícios físicos e tratar outras doenças relacionadas. Além disso, recomenda-se:

  • Aos homens: não usar roupas íntimas muito apertadas, pois abafam a região, aumentando a temperatura dos testículos, sendo nocivo para os espermatozoides;
  • Para o casal: Ter relações dia sim, dia não nos dias que antecedem a menstruação.

Se não for possível engravidar tomando todos estes cuidados, a fertilização in vitro poderá ser uma das opções a serem seguidas e esta pode ser realizada em clínicas e em hospitais particulares ou através do SUS, de forma totalmente gratuita.

Quando a gravidez não acontece naturalmente, é possível utilizar técnicas de reprodução assistida para aumentar as chances de ter um filho.

Mais sobre este assunto: