Fecundação

publicidade

A fecundação humana é o nome que se dá quando um óvulo é fertilizado por um espermatozoide, durante o período fértil da mulher, dando início a uma gravidez. Também pode ser chamada de concepção e, geralmente, ocorre nas trompas de falópio. Depois de algumas horas, o zigoto, que é o óvulo fecundado, migra para o útero, onde irá se desenvolver.

Sintomas da fecundação

Os sintomas da fecundação são um leve corrimento rosado e algum desconforto abdominal, semelhante a uma cólica menstrual. Por vezes, eles são tão sutis que as mulheres nem percebem.

Como ocorre a fecundação

A fecundação ocorre da seguinte forma: um óvulo é liberado de um dos ovários, aproximadamente, 14 dias antes do primeiro dia do período menstrual iniciar e segue para uma das tubas uterinas.

Se houver espermatozoides presentes, a fertilização ocorre e o óvulo fecundado é transportado até o útero. Já na ausência de espermatozoide, a fecundação não ocorre, ocorrendo então a menstruação.

Em situações em que mais de um óvulo é liberado e fertilizado, ocorre uma gestação múltipla e, neste caso, os gêmeos são fraternos. Já os gêmeos idênticos são o resultado da separação de um único óvulo fecundado em duas células independentes.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade