Febre aftosa

publicidade

A febre aftosa é uma doença que atinge principalmente o gado, mas que pode atingir o ser humano se este consumir, por exemplo o leite ou a carne contaminada com o vírus, ou entrar em contato direto com as secreções do animal doente.

Diagnóstico da febre aftosa

O diagnóstico da febre aftosa em humanos é feito através da análise sanguínea pois os sinais clínicos da doença podem ser confundidos com outras doenças.

Sintomas da febre aftosa

Os sintomas de uma pessoa com febre aftosa são inflamações na boca, feridas na pele (boca e entre os dedos) e febre alta. Alguns casos podem tornar-se mais graves e atingindo também a garganta provocando dificuldades respiratórias.

Modo de transmissão da febre aftosa

A febre aftosa é transmitida através do contato direto com as secreções do animal infectado (leite, sêmen, catarro, espirro) ou ao ingerir leite não pasteurizado proveniente de animal doente. Raramente a febre aftosa é transmitida pela carne do animal infectado, e a doença não passa de pessoa para pessoa.

Tratamento para febre aftosa

O tratamento para a febre aftosa em humanos é feito com a toma de medicamentos analgésicos que diminuem as dores e a limpeza das feridas. Já no reino animal, a solução é o abate.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 02/09/2014 Última atualização da página: 04/01/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.