8 benefícios da farinha de banana verde (e como fazer em casa)

Atualizado em agosto 2022

A farinha de banana verde é rica em vitaminas e minerais e traz muitos benefícios para a saúde, já que ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue, a controlar a diabetes, além de promover a perda de peso.

Esses benefícios ocorrem devido ao fato da farinha de banana verde ser rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que não é absorvido pelo organismo e que atua como as fibras, ajudando a diminuir a absorção das gorduras consumidas nas refeições, além de controlar os níveis de glicose no sangue e aumentar a saciedade entre as refeições.

Por causa de sua textura, sabor agradável e valor nutricional, a farinha de banana verde pode ser utilizada para substituir outras farinhas na preparação de bolos, massas e pães, podendo ser encontrada em lojas de produtos naturais ou ser feita em casa.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da farinha de banana verde

Os principais benefícios da farinha de banana verde são:

1. Promove a perda de peso

A farinha de banana verde promove a perda de peso por ser rica em amido resistente, que atua como fibra no organismo, o que faz com que os alimentos permaneçam por mais tempo no estômago, prolongando saciedade e diminuindo a ingestão de alimentos ao longo do dia.

2. Ajuda a controlar a diabetes

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, a farinha de banana verde ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis, ajudando a controlar a diabetes. Conheça outros alimentos com baixo índice glicêmico.

3. Melhora o trânsito intestinal

A farinha de banana verde melhora o trânsito intestinal, porque tem ótimas quantidades de fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação. Veja como aumentar a ingestão de fibras insolúveis.

4. Diminui o colesterol e os triglicerídeos

A farinha de banana verde ajuda a diminuir os níveis de colesterol "ruim", o LDL, e triglicerídeos no sangue, porque é rica em fibras que reduzem a absorção de gorduras a nível intestinal.

5. Atua como alimento prebiótico

Por conter ótimas quantidades de amigo resistente, a farinha de banana verde atua como alimento prebiótico para as bactérias benéficas do intestino, mantendo a saúde da flora intestinal e melhorando as defesas do organismo.

6. Ajudar a combater a depressão

A farinha de banana ajuda a combater a depressão, por que tem boas quantidades de cálcio, magnésio e triptofano, nutrientes importantes para a formação de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor e o bem estar.

7. Ajuda a controlar a pressão arterial

Por ser rica em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo através da urina, a farinha de banana verde ajuda a controlar a pressão arterial. Confira uma lista de alimentos ricos em potássio.

8. Melhora o desempenho físico

A farinha de banana verde melhora o desempenho físico, sendo uma boa opção para pessoas que praticam atividade física, pois é um alimento rico em carboidratos e minerais que são importantes para aumentar a energia e melhorar a recuperação muscular.

Como fazer farinha de banana verde

A farinha de banana verde pode ser facilmente feita em casa, sendo apenas necessário 6 bananas verdes.

Modo de preparo:

  1. Cortar as bananas em rodelas médias;
  2. Colocar as rodelas lado a lado em uma forma;
  3. Levar ao forno em temperatura baixa, para não queimá-la e deixar até as rodelas ficarem bem secas, praticamente esfarinhando na mão;
  4. Retirar do forno e deixar esfriar na temperatura ambiente.
  5. Depois de totalmente frias, colocar as rodelas no liquidificador e bater bem até virar uma farinha;
  6. Peneirar até a farinha ficar na espessura desejada;
  7. Guardar em um recipiente bem seco e tampar.

A farinha de banana verde caseira pode ser armazenada e consumida em até 20 dias e não contém glúten, que é uma proteína vegetal presente em alimentos como trigo, cevada e centeio. Veja outros alimentos que contêm glúten.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir indica o valor nutricional encontrado em 100 g, o que equivale a 4 colheres de sopa, de farinha de banana verde:

Nutrientes Quantidade em 4 colheres de sopa (100 g) de farinha de banana verde
Energia 306 calorias
Carboidratos 70 g
Fibras 7 g
Amido resistente 56 g
Proteínas 4,3 g
Gorduras 0,8 g
Cálcio 50 mg
Potássio 1080 mg
Magnésio 140 mg
Fósforo 130 mg

Para se obter todos os benefícios da farinha de banana verde, é fundamental também manter uma alimentação saudável e variada, e praticar atividade física de forma regular.

Como usar

A farinha de banana verde tem um sabor levemente doce, suave e é bastante versátil, podendo ser utilizada em várias preparações culinárias, como tortas, panquecas, bolos, biscoitos e pães, por exemplo. Além disso, a farinha de banana verde também pode ser consumida crua, podendo ser adicionada ao iogurte, frutas, sucos e vitaminas.

Esse tipo de farinha pode ser utilizada para substituir a farinha de trigo, por exemplo, para aumentar o valor nutricional dos alimentos ou para ser consumida por pessoas que possuem intolerância ao glúten, já que a farinha de banana verde não contém essa proteína.

Além disso, este alimento é uma opção para ser incluída em uma alimentação para emagrecer, já que contém fibras que ajudam a aumentar a saciedade entre as refeições, diminuindo o apetite. No entanto, por ser rica em carboidratos e calorias, a farinha de banana verde deve ser consumida com moderação e acompanhada por uma alimentação equilibrada e saudável.

Receitas com farinha de banana verde

Imagem ilustrativa número 2

A farinha de banana verde pode ser usada no preparo de diversas receitas saudáveis, como bolos e panquecas:

1. Bolo de banana com passas

Ingredientes:

  • 2 ovos;
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de banana verde;
  • 1/2 xícara de chá de farelo de aveia;
  • 4 bananas maduras;
  • 1/2 xícara de chá de uva passa;
  • 1 pitada de canela em pó;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó.

Modo de preparo:

Em uma bacia, misturar todos os ingredientes com uma colher, colocando o fermento por último, até que fique uma mistura homogênea. Transferir a mistura para uma forma untada e levar para assar no forno preaquecido a 180º C por cerca de 15 a 20 minutos ou até que passe no teste do palito.

O ideal é colocar o bolo em pequenas forminhas ou num tabuleiro para fazer muffin porque não cresce muito e tem uma massa um pouco mais espessa.

2. Panqueca com farinha de banana verde

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 xícara de chá de farinha de banana verde;
  • 1 copo de leite ou bebida vegetal;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó;
  • 1 pitada de sal e de açúcar, ou adoçante culinário.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes, exceto o óleo de coco, com um mixer. Depois, preparar cada panqueca colocando um pouquinho da massa numa frigideira pequena untada com o óleo de coco. Dourar os dois lados da panqueca e servir recheada com frutas, iogurte ou queijo, por exemplo.

Vídeos relacionados