7 exercícios para dedo em gatilho (e como fazer)

Atualizado em janeiro 2024

Os exercícios para dedo em gatilho, como a extensão do dedo ou apertar uma bolinha, servem para fortalecer os músculos extensores da mão, principalmente do dedo afetado, que é dobrado para dentro, ajudando a aliviar a dor. 

O dedo em gatilho é causado por uma inflamação nos tendões flexores, responsáveis pelo movimento de dobrar o dedo, normalmente devido a movimentos repetitivos, artrite reumatoide, diabetes ou gota, por exemplo. Veja outras causa do dedo em gatilho e como identificar os sintomas

Antes destes exercícios, pode-se fazer uma massagem da junta afetada, para facilitar o fluxo de sangue e ajudar a lubrificar a articulação, preparando-a para os exercícios esfregando suavemente toda a junta através de movimentos circulares durante 2 a 3 minutos. Os exercícios para o dedo em gatilho devem ser feitos com a orientação do fisioterapeuta.

7 exercícios para dedo em gatilho

Algumas opções de exercícios para dendo em gatilho são:

1. Extensão do dedo

Imagem ilustrativa número 1

Como fazer: colocar a mão com o dedo afetado em uma superfície plana, como uma mesa, e levantar o dedo afetado até ao máximo que se conseguir, mantendo o alongamento nesta posição, durante 10 a 30 segundos.

Esse exercício deve ser repetido de 6 a 10 vezes por dia.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Abertura dos dedos

Imagem ilustrativa número 3

Como fazer: colocar um elástico de borracha em volta dos dedos com os dedos voltadas para cima e, em seguida, forçar os dedos para abrir a mão, esticando o elástico.

Depois, deve-se voltar lentamente à posição inicial e repetir este exercício cerca de 10 a 15 vezes.

3. Esticar a massinha

Imagem ilustrativa número 4

Como fazer: colocar uma massinha debaixo da mão e tentar esticá-la, mantendo os dedos esticados, repetindo o mesmo exercício durante cerca de 2 minutos.

4. Apertar uma bolinha

Imagem ilustrativa número 2

Como fazer: colocar uma bolinha na palma da mão e apertá-lo pressionando com força, mantendo essa posição por alguns segundos. Em seguida, aliviara a pressão sobre a bolinha até que os dedos estejam esticados.

Repetir esse exercício 3 vezes por dia.

5. Fechar a mão

Imagem ilustrativa número 5

Como fazer: colocar a mão, de lado, em cima de uma mesa, com o dedão voltado para cima e os dedos esticados. Em seguida fechar as mãos, mantendo essa posição por 2 a 3 segundos.

Abrir a mão novamente e repetir o movimento por 10 vezes.

6. Pressionar a palma das mãos

Imagem ilustrativa número 6

Como fazer: tocar a palma de uma mão na outra e levar as mãos à frente do peito, como se estivesse rezando. Mover as mãos (juntas) para baixo, para alongar os dedos e os pulsos, até aproximadamente a altura da cintura. Permanecer nessa posição por cerca de 10 segundos.

Em seguida, deve-se voltar à posição inicial, repetindo várias vezes por dia.

Todos os exercícios devem ser executados lentamente, devendo-se parar se sentir dor. Além disso, para aliviar a rigidez da mão, aquecer os tendões e ajudar a esticar o dedo, pode-se colocar a mão numa bacia com água morna.

7. Fazer um "o"

Imagem ilustrativa número 7

Como fazer: tocar o dedão com o dedo afetado, fazendo um "o", mantendo essa posição por cerca de 5 segundos e voltar à posição inicial.

Repetir esse movimento por 10 vezes.