Exame da Sífilis pode ser falso positivo

Em alguns casos o exame da sífilis pode dar um resultado falso positivo. Neste caso, a pessoa pode não ter sífilis, mas outras doenças como lepra, tuberculose ou hepatite, por exemplo.

O exame VDRL, que significa Venereal Disease Research Laboratory, é um exame de sangue que serve para diagnosticar a sífilis, ou lues, que é uma doença sexualmente transmissível. Além disso, este exame também pode ser solicitado para acompanhar a doença em quem já tem sífilis.

Este exame deve ser realizado antes de engravidar e também em cada trimestre de gravidez porque é uma doença que pode ter graves complicações para saúde. Saiba reconhecer os sintomas da sífilis.

Exame da Sífilis pode ser falso positivo

Como o exame VDRL é realizado

O exame VDRL é feito através de um simples exame ao sangue. Basta ir a um laboratório de análises clínicas e retira sangue que deve ser analisado em laboratório.

Para a realização deste exame é recomendado jejum de 4 horas, mas que não é obrigatório, e o resultado do exame geralmente sai em 7 dias.

Como entender o resultado do exame VDRL

Basicamente o resultado do exame VDRL pode ser:

  • Positivo ou Reagente;
  • Negativo ou Não reagente.

Se o resultado for negativo, significa que a pessoa nunca entrou em contacto com a bactéria causadora da sífilis ou que está curada. 

Normalmente se o resultado do VRDL for positivo significa que a pessoa tem sífilis, contudo, a pessoa pode não ter sífilis e ter outras doenças como a brucelose, lepra, hepatite, malária, asma, tuberculose, câncer e doenças auto-imunes, originando um resultado falso-positivo.

Exame VDRL na gravidez

O exame VDRL na gravidez deve ser realizado no início do pré-natal e deve ser repetido no segundo trimestre, mesmo que o resultado seja negativo pois o bebê pode ficar com problemas neurológicos se a mãe tiver sífilis.

Se o resultado for positivo, a grávida pode transmitir a doença para o bebê pela placenta ou pelo canal do parto se o tratamento não for corretamente seguido.

Em caso de diagnóstico de sífilis na gestante, o exame VDRL deve ser feito todos os meses até ao final da gravidez para confirmar que a bactéria causadora da sífilis é eliminada.

Normalmente o tratamento da sífilis é feito com o antibiótico penicilina. Saiba mais detalhes do tratamento, sinais de melhora, piora e complicações aqui.

Mais sobre este assunto: