Exame VDRL

publicidade

O exame VDRL, que significa Venereal Disease Research Laboratory, é um exame de sangue que serve para diagnosticar a sífilis, ou lues, que é uma doença de transmissão sexual. Além disso, serve para acompanhar a doença em pacientes portadores.

Para a realização deste exame é recomendado jejum de 4 horas, mas não é obrigatório.

Como é feito o exame VDRL

O exame VDRL é feito através de um exame ao sangue. O paciente vai a um laboratório de análises clínicas e retira sangue para um tubo para análise.

O resultado do exame VDRL pode ser positivo ou negativo. Também é frequente dizer que o exame pode ser reagente se positivo, ou não reagente, ou não reativo se negativo.

A leitura do valor do exame VDRL é feito em diluições. Por exemplo, 1/4 significa que o anticorpo da sífilis foi identificado até 4 diluições; 1/32 significa que pode-se identificar o anticorpo da sífilis se o sangue for diluído 32 vezes.

Quanto maior for a diluição, mais positivo é o resultado. No entanto, o diagnóstico da sífilis só é feito quando o resultado é superior a 1/32.

Se o resultado for negativo, significa que a pessoa nunca entrou em contacto com a bactéria causadora da sífilis. Mas se o tratamento da sífilis for eficaz, o resultado também pode ser negativo, dando origem a um resultado falso-negativo.

Se o resultado for positivo significa que a pessoa tem sífilis. Contudo, a pessoa pode não ter sífilis e o resultado ser positivo por causa de doenças como a brucelose, lepra, hepatite, malária, asma, tuberculose, câncer e doenças auto-imunes, originando um resultado falso-positivo.

Exame VDRL na gravidez

O exame VDRL na gravidez deve ser realizado no início do pré-natal e deve ser repetido no segundo trimestre, mesmo que o resultado seja negativo pois o bebê pode ficar com problemas neurológicos se a mãe tiver sífilis.

Se o resultado for positivo, a grávida pode transmitir a doença para o bebê pela placenta ou pelo canal do parto se o tratamento não for corretamente seguido.

Em caso de diagnóstico de sífilis na gestante, o exame VDRL deve ser feito todos os meses até ao final da gravidez para confirmar que a bactéria causadora da sífilis é eliminada.

O tratamento da sífilis é feito com o antibiótico penicilina.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade