Exame do líquido cefalorraquidiano

publicidade

O líquido cefalorraquidiano, também chamado de líquor é um líquido que está presente dentro do canal vertebral e que envolve o cérebro. O exame consiste em avaliar a pressão desse líquido assim como o seu aspecto.

Para que serve o exame do líquido cefalorraquidiano

O exame do líquido cefalorraquidiano serve para o diagnóstico de doenças como a meningite ou de outras estruturas do sistema nervoso, pode também confirmar hemorragias no cérebro ou na medula.

Como é feito o exame do líquido cefalorraquidiano

Para realizar o exame o médico irá retirar uma pequena amostra do líquido cefalorraquidiano através de uma injeção na coluna vertebral. Após o exame o indivíduo deve permanecer deitado de lado ou de costas por 12 horas. É possível que após o exame o indivíduo sinta alguma dor de cabeça. O resultado do exame sai dentro de aproximadamente 1 hora.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 15/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.