Saiba quais são os exames do colo do útero

PUBLICIDADE

O exame do colo do útero é geralmente feito principalmente através da realização de um exame conhecido como papanicolau, que é simples e que não causa dor, sendo importante para todas as mulheres, especialmente as que estão em idade fértil. Este exame deve ser realizado anumalmente para identificar alterações no colo do útero e prevenir o aparecimento de câncer.

Nos casos onde o papanicolau indica a presença de alterações no colo do útero da mulher, estas na maioria dos casos não são câncer, mas devem ser diagnosticas e tratadas com antecedência. Nestes casos, o médico deve pedir a realização de outros exames ao colo do útero mais específicos, como colposcopia ou biópsia do colo do útero.

PUBLICIDADE

Instrumentos necessários para realizar o exame papanicolauInstrumentos necessários para realizar o exame papanicolau

Como é feito o exame do colo do útero

O exame do colo do útero é feito através da realização de um exame citopatológico também conhecido como papanicolau, onde é recolhida uma pequena amostra de secreção vaginal e de células do colo do útero, usando uma espécie de cotonete ou uma espátula. A amostra recolhida, é então enviada pelo médico para o laboratório, e o resultado do exame sai dentro de alguns dias.

Este exame é um procedimento rápido, que não causa dor, apenas um ligeiro desconforto. Após a realização do exame, não são esperados sintomas e não são necessários cuidados especiais, porém, caso após o exame sinta desconforto na região pélvica ou caso sangre durante mais do que um dia, deve consultar o médico.

Durante a gravidez, este exame também pode ser realizado de acordo com indicação do ginecologista, tendo que ser realizado de maneira cuidadosa, podendo causar um pequeno sangramento.

Para que serve o exame do colo do útero

O exame do colo do útero serve para:

  • Ajudar a identificar desde cedo alterações na parede do colo do útero, que podem evoluir para câncer do colo do útero, uma vez que estas alterações quando detectadas desde cedo podem ser facilmente tratadas.
  • Ajuda a detectar outras inflamações ginecológicas, verrugas ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Veja para que serve este exame em Papanicolau.
  • Ajuda a identificar alterações celulares que sugerem a presença do vírus do HPV, pois embora não permita o seu diagnóstico, ajuda a identificar suspeitas da presença do vírus.

Veja mais sobre quais os fatores que podem aumentar o risco de câncer em: HPV e o câncer de colo de útero.

Resultados do papanicolau

O exame papanicolau pode dar um resultado negativo ou positivo, o qual indica se existem, ou não, alterações na parede do útero da mulher. Quando o resultado do exame dá negativo, este indica que não existem alterações na parede do útero da mulher, não havendo assim indícios de câncer.

Por outro lado, quando o resultado do exame papanicolau dá positivo, este indica que existem alterações na parede do útero da mulher, e nestes casos o médico irá recomendar a realização de exames mais específicos, como colposcopia por exemplo, para identificar o problema e tratá-lo.

Quando fazer a colposcopia e a biópsia do colo do útero

A colposcopia é feita sempre que o exame papanicolau dá positivo e indica a presença de alterações no colo do útero. Neste exame, o médico aplica uma soluções corante no útero e o observa usando um aparelho chamado colposcópio, que possui iluminação e lentes de aumento, funcionando como uma espécie de lupa. Veja como é feito este exame em Colposcopia.

Como é feita a colposcopiaComo é feita a colposcopia
Como é feita a biópsia ao colo do úteroComo é feita a biópsia ao colo do útero

Quando a colposcopia indica a presença de alterações na parede do útero, o médico irá então pedir a realização de um exame de um exame histopatológico ao colo do útero, o qual consiste numa biópsia ao colo do útero, onde realizado um pequeno procedimento para recolher uma pequena amostra do útero, que depois é analisada pelo médico. Este exame é apenas realizado quando existem fortes suspeitas de alterações no colo do útero da mulher.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE