Exame da Glicose

PUBLICIDADE

O exame da glicose, popularmente conhecido como o teste da glicose, consiste na retirada de sangue, em jejum, para avaliar a quantidade de açúcar no sangue e diagnosticar a diabetes.

Para indivíduos já diabéticos, este exame serve para verificar os valores de glicemia no sangue e ajustar o tratamento que pode ser feito com remédios antidiabéticos ou insulina.

Valores de referência do exame da glicose em jejum

Os valores de referência do exame da glicose em jejum são:

PUBLICIDADE
  • Normal: inferior a 110 mg/dl;
  • Pré-diabetes: entre 110 a 125 mg/dl;
  • Diabetes: superior a 126 mg/dl em dois dias diferentes.

O tempo de jejum para o exame da glicose em jejum é de 8 horas, e o indivíduo não deve comer nem beber nada durante este período. Além disso, o indivíduo não deve fumar antes do exame e deve evitar fazer esforços.

Saiba o seu risco de ter diabetes fazendo o teste a seguir:

Sexo:
Idade:
Peso e Altura:
Altura:
Esta informação é obrigatória. Ex.: 1,65
Peso:
Esta informação é obrigatória. Ex.: 50,21
Cintura:
Você tem pressão alta?
Você faz atividade física?
Você tem parentes com diabetes?
Resultado do teste: Você tem baixo risco de desenvolver diabetes

Isso significa que se você continuar se cuidando, tem poucas chances de ter diabetes. É importante controlar o peso, fazer exerccícios e ter uma alimentação saudável para continuar no bom caminho.

Veja quais são os segredos de uma alimentação saudável para se manter longe da diabetes.

Resultado do teste: Você tem médio risco de desenvolver diabetes

Isso significa que você tem chances de vir a ter diabetes, sendo necessário praticar atividade física pelo menos três vezes por semana e ter cuidados com a dieta, evitando o excesso de doces para prevenir o aparecimento desta doença.

Veja quais os alimentos que previnem a diabetes para saber se proteger dessa doença.

Resultado do teste: Você tem alto risco de desenvolver diabetes

Isso significa que você tem poucas chances de ter diabetes se continuar se cuidando. É importante controlar o peso, fazer atividade física e ter uma alimentação saudável para continuar evitando esta doença.

Veja quais os segredos de uma alimentação saudável para se manter longe da diabetes.

Teste de intolerância à glicose

O teste de tolerância à glicose, também chamado de curva glicêmica, auxilia o médico a fazer o diagnóstico da Diabetes e consiste na ingestão de glicose ou dextrosol pelo indivíduo através de um líquido açucarado fornecido pelo laboratório.

O indivíduo deve estar em jejum, de comida e água, de 8 horas, no mínimo, e primeiro é colhido sangue para verificar o valor da glicemia em jejum. Só depois é que o indivíduo ingere a glicose e são medidos os valores.

Valores de referência do teste de intolerância à glicose

Os valores de referência do teste de intolerância à glicose referem-se ao valor da glicose 2 horas ou 120 minutos após a ingestão da glicose e são:

  • Normal: inferior a 140 mg/dl;
  • Pré-diabetes: entre 140 e 199 mg/dl;
  • Diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.

Desta forma, se o indivíduo apresentar uma glicemia em jejum superior a 126 mg/dl e uma glicemia igual ou superior a 200 mg/dl 2h após ingerir glicose ou dextrosol, o médico provavelmente vai-lhe dizer que é diabético e instituir o tratamento.

Exame da glicose na gravidez

O exame da glicose na gravidez é utilizado pelo obstetra para confirmar se a grávida tem ou não diabetes gestacional. Tanto o exame da glicose em jejum, como o teste da intolerância à glicose são utilizados, no entanto, os valores de referência são diferentes. Saiba mais em: Diabetes Gestacional.

Links úteis:

PUBLICIDADE