Estrabismo

publicidade

O estrabismo é a falta de alinhamento entre os dois olhos que acontece devido ao movimento descoordenado dos músculos de cada olho, sendo que normalmente ocorre devido a alterações neurológicas, viroses, traumas ou atrasos de desenvolvimento.

  • Estrabismo divergente: o desvio do olho é para fora, ou seja, em direção ao lado do rosto, como na figura 1;
  • Estrabismo convergente: quando o olho está desviado em direção ao nariz, como mostra a imagem 2;
  • Estrabismo vertical: o olho está com um desvio para cima ou para baixo, como mostra a figura 3.

O estrabismo pode estar sempre presente, no caso do estrabismo latente, ou desaparecer durante alguns períodos, no caso do estrabismo intermitente.

O estrabismo tem cura, principalmente quando o tratamento é iniciado o mais rápido possível, com o uso de óculos ou cirurgia.

Estrabismo infantil

O estrabismo infantil não tem uma causa definida, mas estudos indicam que está relacionado com fatores genéticos.

Normalmente, os bebês demonstram algum nível de estrabismo até ao 1º ano de idade, porque os seus olhos ainda não estão completamente desenvolvidos. No entanto, quando o problema se mantém, e não é tratado antes dos 5 anos, pode atrasar o desenvolvimento da visão.

O tratamento para estrabismo infantil, geralmente, é feito com o uso de óculos de correção, porém, nos casos mais graves, pode ser necessária cirurgia.

Tratamento para estrabismo

O tratamento para estrabismo deve ser iniciado com a eliminação da sua causa. Porém, para reduzir os efeitos do estrabismo sobre a visão, os pacientes podem precisar utilizar óculos ou lentes de correção.

Já nos casos mais graves, pode ser aplicada toxina botulínica, por um oftalmologista, que promove a paralisia do músculo e facilita o alinhamento dos olhos.

Outra opção é a cirurgia para estrabismo, que sendo feita sob anestesia geral, permite que o oftalmologista chegue aos músculos dos olhos e reequilibre as forças, curando o estrabismo.

Sintomas de estrabismo

Alguns sintomas, que acompanham o estrabismo, são:

  • Dor de cabeça;
  • Dor nos olhos;
  • Sonolência;
  • Visão dupla.

Normalmente, os pacientes com estrabismo não apresentam sintomas além do desvio dos olhos.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 26/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.