Estrabismo

publicidade

O estrabismo é a falta de alinhamento entre os dois olhos que acontece devido ao movimento descoordenado dos músculos de cada olho, sendo que normalmente ocorre devido a alterações neurológicas, viroses, traumas ou atrasos de desenvolvimento.

  • Estrabismo divergente: o desvio do olho é para fora, ou seja, em direção ao lado do rosto, como na figura 1;
  • Estrabismo convergente: quando o olho está desviado em direção ao nariz, como mostra a imagem 2;
  • Estrabismo vertical: o olho está com um desvio para cima ou para baixo, como mostra a figura 3.

O estrabismo pode estar sempre presente, no caso do estrabismo latente, ou desaparecer durante alguns períodos, no caso do estrabismo intermitente.

O estrabismo tem cura, principalmente quando o tratamento é iniciado o mais rápido possível, com o uso de óculos ou cirurgia.

Estrabismo infantil

O estrabismo infantil não tem uma causa definida, mas estudos indicam que está relacionado com fatores genéticos.

Normalmente, os bebês demonstram algum nível de estrabismo até o 1º ano de idade porque seus olhos ainda não estão completamente desenvolvidos. No entanto, quando o problema se mantém e não é tratado antes dos 5 anos pode atrasar o desenvolvimento da visão.

O tratamento para estrabismo infantil, geralmente, é feito com o uso de óculos de correção, porém, nos casos mais graves pode ser necessária cirurgia.

Tratamento para estrabismo

O tratamento para estrabismo deve ser iniciado com a eliminação da sua causa. Porém, para reduzir os efeitos do estrabismo sobre a visão, os pacientes podem precisar utilizar óculos ou lentes de correção.

Já nos casos mais graves pode ser aplicada toxina botulínica, por um oftalmologista, que promove a paralisia do músculo e facilita o alinhamento dos olhos.

Outra opção é a cirurgia para estrabismo, que sendo feita sob anestesia geral permite que o oftalmologista chegue aos músculos dos olhos e reequilibre as forças, curando o estrabismo.

Sintomas de estrabismo

Alguns sintomas que acompanham o estrabismo são:

  • Dor de cabeça;
  • Dor nos olhos;
  • Sonolência;
  • Visão dupla.

Normalmente, os pacientes com estrabismo não apresentam sintomas além do desvio dos olhos.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade