Esquistossomose

PUBLICIDADE

A esquistossomose, também chamada de barriga d'água ou bilharzíase, é uma infecção causada por parasitas que vivem em água doce como rios ou lagos, muito frequente em regiões subtropicais e tropicais, onde não há saneamento básico e água potável como os países africanos.

Os agentes causadores da esquistossomose são os parasitas da espécie Schistosoma, que são transmitidos através da pele, quando se entra em contato com água contaminada, causando sintomas como vermelhidão e coceira na pele, febre e dores musculares.

A esquistossomose tem cura quando o tratamento, que é feito com remédios antiparasitários, é logo instituído. Nos casos em que o tratamento não é feito o mais cedo possível, o parasita pode causar graves complicações como sangue na urina, fezes e vômitos, câncer de bexiga, aumento do fígado, anemia e atraso no desenvolvimento em crianças.

Ciclo da esquistossomose

O ciclo de vida da esquistossomose ocorre da seguinte forma:

Desta forma, a transmissão da esquistossomose ocorre através da pele, quando o homem entra em contato com água contaminada. Por isso, agricultores, pescadores, mulheres e crianças são mais vulneráveis à infecção, devido ao contato com a água contaminada, quer seja para pescar, lavar roupa ou fazer higiene pessoal.

A água fica contaminada quando as pessoas infectadas urinam ou defecam na água, pois os ovos do parasita são liberados pelas fezes e urina.

Prevenção da esquistossomose

A prevenção da esquistossomose pode ser feita através de medidas básicas de higiene como:

  • Evitar o contato com a água das chuvas e enchentes;
  • Evitar andar descalço;
  • Não nadar ou andar descalço em água doce;
  • Beber água potável, filtrada ou fervida.

Estes cuidados devem ser feitos principalmente em países sem água potável e saneamento adequado.

Tratamento da esquistossomose

O tratamento para esquistossomose geralmente é feito com remédios antiparasitários como Praziquantel, por exemplo, durante 1 ou 2 dias, para matar os parasitas do organismo.

Sintomas da esquistossomose

Os sintomas da esquistossomose manifestam-se em duas fases:

  • 1ª fase: vermelhidão e coceira na pele, febre, fraqueza, tosse e dores musculares. Pode haver enjoo, vômito, diarreia ou prisão de ventre;
  • 2ª fase: sangue na urina, diarreia com sangue, vômitos com sangue, cãibras, dor abdominal e aumento do abdômen chamada de barriga-d’água.

O diagnóstico da esquistossomose pode ser feito através do exame de sangue, ou exame de fezes de 3 dias diferentes.

Veja uma forma caseira para complementar o tratamento da esquistossomose em: Remédio caseiro para barriga d'água.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE