Espinha interna, o que fazer?

publicidade

As espinhas internas são aquelas que ficam por debaixo da pele e são mais difíceis de tratar. Para tirar espinhas internas não é recomendado espremer as espinhas, mas aplicar uma compressa morna no local, para diminuir a dor que ela provoca e facilitar a sua cura.

Basta molhar uma compressa de algodão em água quente, ou morna, e aplicar sobre a espinha deixando, deixando atuar por alguns minutos, até que a compressa fique fria. Quando ela esfriar, retire e aplique outra compressa morna. Repita este processo por pelo menos 20 minutos, 2 vezes ao dia, até que a espinha interna desapareça completamente.

Como tirar Espinhas

Apesar de ser bastante comum, não é recomendado tirar as espinhas espremendo a pele ao seu redor pois isto machuca a pele, piora a inflamação e pode deixar uma cicatriz permanente. Para tratar as espinhas corretamente é aconselhado limpar e tonificar a pele utilizando produtos próprios para pele com acne e fazer sessões de limpeza de pele pelo menos 2 vezes por mês com uma esteticista. Esta profissional também poderá indicar alguns produtos indicados para o seu tipo de pele, facilitando a cura das espinhas.

Tratamento básico para espinhas

O tratamento básico para espinhas consiste em:

  • Lavar o rosto e as áreas com espinhas com um sabonete antisséptico como o Soapex ou outro à base de enxofre ou ácido acetilsalicílico, 2 vezes ao dia;
  • Aplicar um tônico hidratante no rosto, que ajudará a remover as impurezas dos poros e tonificar a pele;
  • Aplicar um hidratante em forma de gel, com fator de proteção solar incluído na fórmula;
  • Aplicar uma loção secativa para pele acneica somente nas espinhas inflamadas;
  • Evitar o uso de maquiagem enquanto durar o tratamento.

Uma parte muito importante do tratamento para acabar com as espinhas é cuidar da alimentação, pois determinados alimentos podem piorar as espinhas, e por isso devem ser sempre evitados. São eles:

  • Alimentos ricos em gordura como manteiga, chocolate, amendoim, pizza, hambúrguer, leite e iogurte integral, queijos amarelos, carnes vermelhas;
  • Alimentos ricos em açúcar como bolos, tortas, sobremesas, sorvetes, balas, chocolate, biscoitos, leite achocolatado.

Estes alimentos favorecem a instalação da acne pois como são ricos em gordura e/ou açúcar favorecem a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, dando origem às espinhas.

Tratamento avançado para espinhas

O tratamento avançado para espinhas é indicado em caso de acne grave, caracterizada pela grande quantidade de espinhas inflamadas e com pústulas no rosto, costas, peito e braços, que não alcançar melhora com o tratamento básico. Neste caso indica-se uma consulta com um dermatologista pois ele poderá receitar a toma de medicamentos para acne como o Roacutan (Isotretinoína).

Links úteis:

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 30/07/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.