Esofagite tem cura

publicidade

A esofagite é uma inflamação do esôfago, que se localiza entre a garganta e o estômago e que causa muito desconforto. Felizmente, este é um problema que tem cura. A cura pode ser alcançada com medicamentos que diminuam a acidez estomacal e o refluxo gastro-esofágico. Além disso, é preciso fazer algumas alterações na alimentação do indivíduo.

Alimentos a evitar na esofagite

Alguns alimentos a evitar na esofagite são:

  • Refrigerantes; bebidas alcoólicas; alho
  • Pimenta; molhos; sal ou açúcar em excesso
  • Carnes gordurosas; comidas indigestas
  • Bebidas com gás; tomate; frituras; pimentão
  • Leite; coco; pudim; laranja; café
  • Chocolate; sanduíches; balas, chicletes e doces industrializados

Em caso de esofagite, recomenda-se investir nos alimentos crus, cozidos ou assados de forma simples, sem molhos. Comer de 3 a 4 porções de frutas que não sejam ácidas, como bananas e mamão, pode auxiliar no tratamento. Beber bastante água e praticar algum tipo de atividade física com regularidade também são indicados.

Tratamento caseiro para esofagite

Um ótimo tratamento caseiro para combater os sintomas da esofagite é tomar o suco puro de uma batata crua. Para conseguir este suco, basta passar a batata crua no processador de alimentos ou ralar a batata e depois espremê-la até retirar todo o seu suco. Este suco deve ser tomado diariamente em jejum, até que os sintomas da esofagite desapareçam.

Cirurgia para esofagite

A cirurgia é indicada para casos mais graves de esofagite, quando o indivíduo possui complicações como o esôfago de Barret ou hérnia de hiato, por exemplo. Ela consiste basicamente em promover o bom funcionamento da válvula cardia, para manter o conteúdo gástrico dentro do estômago, evitando a sua subida pelo esôfago ou na eliminação da hérnia que empurra o conteúdo de dentro do estômago para cima.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade