Escabiose

publicidade

A escabiose é o nome técnico que se dá à sarna, uma doença de pele que produz pápulas avermelhadas e muita coceira. Seu tratamento é feito com o uso de cremes próprios para tratar a infestação e através da boa higiene pessoal. A escabiose tem cura, mas, para alcançá-la, é necessário eliminar os ovos dos parasitas que estão no indivíduo e no meio ambiente onde ele vive.

Causas da escabiose

A escabiose é causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei e sua infestação é facilmente transmitida de pessoa para pessoa, através do contato físico, e raramente por roupas ou outros objetos compartilhados. O ácaro fêmea cava túneis sob a camada superior da pele e deposita seus ovos que, após poucos dias, eclodem em larvas, provocando muito prurido (coceira).

Sintomas da escabiose

A principal característica da escabiose é a coceira intensa que aumenta à noite.

As escavações dos ácaros aparecem como linhas onduladas de até 1,5 cm de comprimento que, algumas vezes, apresentam uma pequena crosta em uma extremidade, devido ao ato de coçar a pele. Os locais de maior preferência destes ácaros são os dedos das mãos e dos pés, os punhos, os cotovelos, as axilas, em torno dos mamilos das mulheres, o pênis e a bolsa escrotal, ao longo da linha da cintura e sobre a parte inferior das nádegas. Nos bebês, a escabiose pode acometer a face, o que raramente acontece em adultos, e as lesões podem parecer bolhas cheias de água.

As escavações tornam-se difíceis de serem observadas com o avançar da infecção, porque elas são mascaradas pela inflamação provocada pelo ato de coçar.

Diagnóstico da escabiose

Para diagnosticar a escabiose, pode-se realizar um raspado das escavações e enviá-las para posterior análise do material ao microscópio.

Tratamento para escabiose

O tratamento da escabiose é feito com a aplicação de um creme contendo permetrina, peróxido de benzoíla ou ivermectina em todo o corpo, da linha do nariz para baixo, por cerca de 3 dias consecutivos. Após 7 ou 10 dias, deve-se realizar um novo tratamento que também deverá durar cerca de 3 dias, para eliminar possíveis ovos que não tenham eclodido durante a primeira fase do tratamento.

A limpeza normal das roupas é suficiente para eliminar o ácaro, mas os familiares e os indivíduos que tiveram contato íntimo com uma pessoa infectada também devem ser tratados.

Fotos da escabiose

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 13/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.