Eritema infeccioso: o que é, sintomas, causa e tratamento

Atualizado em fevereiro 2024

O eritema infeccioso é uma doença em que há o aparecimento de manchas vermelhas no rosto, principalmente nas bochechas, tronco, braços e pernas, além de coceira na pele, febre baixa, dor de cabeça e mal estar geral.

O eritema infeccioso, também chamada de parvovirose, quinta doença ou, popularmente, doença da bofetada, é um tipo de eritema causado pelo parvovírus humano B19, sendo mais comum de acontecer em crianças entre 5 e 7 anos, apesar de também acontecer em pessoas mais velhas.

Leia também: Eritema: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/eritema

Não existe medicamento específico para o eritema infeccioso, já que o vírus consegue ser eliminado naturalmente pelo corpo. No entanto, para acelerar a recuperação e aliviar os sintomas, o médico pode indicar o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de eritema infeccioso são:

  • Vermelhidão no rosto, principalmente nas bochechas;
  • Manchas vermelhas no tronco, braços e pernas;
  • Coceira na pele;
  • Febre baixa;
  • Mal-estar geral;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular.

As manchas vermelhas, típicas do eritema infeccioso, podem aparecer 4 a 14 dias após a infecção pelo vírus e duram cerca de 5 a 10 dias. No entanto, as manchas podem voltar a aparecer semanas ou meses após a infecção quando a pessoa se expõe ao sol, estresse, prática de atividade física e calor.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do eritema infeccioso deve ser feito pelo infectologista, dermatologista ou pediatra, no caso das crianças, a a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.

Se desejar, marque uma consulta com o médico mais próximo de você para avaliar o risco de eritema infeccioso:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Infectologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, podem ser realizados exames sorológicos para descartar outras doenças infecciosas em que também há o aparecimento de manchas vermelhas, como a rubéola, roséola e febre reumática, e/ ou a realização de exame sorológico ou molecular para detectar o parvovírus B19.

Causa do eritema infeccioso

O eritema infeccioso é causado pelo parvovírus humano B19, que pode ser transmitido de uma pessoa para outra por meio da inalação de secreção das vias respiratórias liberadas no ambiente por uma pessoa infectada ao tossir, falar ou espirrar, ou através do compartilhamento de objetos de uso pessoal, principalmente talheres.

A transmissão do vírus acontece antes do aparecimento dos sintomas, havendo menor chance de transmissão quando é observado o início dos sintomas. Veja mais sobre a infecção pelo parvovírus humano.

Como é feito o tratamento

O tratamento do eritema infeccioso tem como objetivo aliviar os sintomas, podendo ser indicado pelo médico o uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios. Além disso, é indicado que a pessoa fique em repouso, beba bastante líquidos e tenha uma alimentação mais leve para favorecer a recuperação.

Medicamento para eritema infeccioso

Não existe medicamento específico para o eritema infeccioso, já que o vírus consegue ser eliminado naturalmente do corpo ao longo do tempo. No entanto, para aliviar os sintomas e recuperar mais rápido, é importante seguir as orientações do médico.