Equipe Multidisciplinar

publicidade

A equipe multidisciplinar é formada por um grupo de profissionais de uma área qualquer (saúde, administrição, etc.) que trabalham em conjunto a fim de chegar a um objetivo comum.

Por exemplo, na área da saúde a equipe multidisciplinar pode ser formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que reúnem-se para decidir quais serão os objetivos para um determinado paciente, que pode ser por exemplo comer sozinho.

Desta maneira, cada um profissional, vai fazer o que estiver dentro de sua área de formação para alcançar este objetivo em comum. O médico pode receitar medicamentos que combata a dor, o enfermeiro, pode aplicar as injeções e tratar da higiene bucal, o fisioterapeuta pode ensinar exercícios para fortalecer os músculos dos braços, mãos e os da mastigação.

Enquanto que o nutricionista pode indicar uma dieta pastosa, para facilitar os treinos, o fonoaudiólogo vai tratar de toda a parte da boca e mastigação e o terapeuta ocupacional vai dar atividades que façam com que estes mesmo músculos sejam trabalhados, sem que ele perceba, como por exemplo mandar um beijo para alguém.

Este é um exemplo de um caso clínico da área de saúde. Mas a equipe multidisciplinar pode ser formada por trabalhadores de qualquer outra área.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 22/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.