Enterobíase

publicidade

A enterobíase é uma doença infecciosa causada pela presença do verme Enterobius vermicularis no intestino do indivíduo. Esta doença é também conhecida por oxiuriase.

Sua transmissão é de pessoa para pessoa, através do contato com as mãos cheias de parasita, que foram parar ali após coçar o ânus ou com o consumo de água ou alimentos contaminados.

O verme  pode medir de 2 a 13 mm de comprimento, é de cor branca, parecido com uma linha e causa intensa coceira no ânus, principalmente à noite, gerando irritabilidade e insônia. Alguns indivíduos infectados podem ter manifestações digestivas, como náuseas, vômitos, dores abdominais e fezes com sangue.

Nas mulheres, o verme pode migrar do ânus para a vagina, causando coceira e corrimento, podendo haver também infecções no sistema urinário.

Seu tratamento é feito com medicamentos para vermes de dose única.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 10/08/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.