Endometriose tem cura

publicidade

Em muitos casos a endometriose tem cura através do uso de medicamentos supressores da menstruação ou da cirurgia para retirar o tecido endometrial que se espalhou. No entanto, devem ser avaliados alguns fatores como a idade da mulher e se ela deseja ter filhos porque uma das opções de tratamento é a retirada do útero.

A idade da mulher também deve ser considerada porque na menopausa, a progressão da endometriose diminui, ja que há uma diminuição dos hormônios femininos e a consequente escassez da menstruação, este fator associado a uma correta abordagem da doença pode representar a cura da endometriose para muitas mulheres.

Como é o tratamento da Endometriose

1. Mulheres jovens que desejam ter filhos podem tratar a endometriose com:

  • Anticoncepcionais orais,
  • Medicamentos hormonais como o Zoladex,
  • DIU Mirena,
  • Cirurgia de retirada dos focos de endometriose.

A cirurgia de endometriose é feita por videolaparoscopia que consegue remover o tecido sem a necessidade da retirada dos órgãos envolvidos e/ou da cauterização dos pequenos focos de endometriose.

Quando estas desejam engravidar podem deixar de tomar os medicamentos prescritos e então iniciar as tentativas, apesar destas terem um risco maior de aborto, suas chances de engravidar tornam-se semelhantes a de uma mulher saudável. Veja também: Quem tem endometriose pode engravidar?

2. Mulheres jovens que não desejam ter filhos podem tratar a endometriose com:

  • Cirurgia para a remoção do tecido endometrial e dos órgãos envolvidos, mas isto vai depender da opinião da paciente e do seu médico.

Em alguns casos após a remissão da doença, com o passar dos anos a endometriose pode retornar e atingir outros órgãos, sendo necessário reiniciar o tratamento. Veja como é feita a cirurgia para endometriose.

publicidade
publicidade