Endométrio

publicidade

O endométrio é um tecido que reveste toda a parede interna do útero e a sua espessura pode variar de acordo com a resposta hormonal. Os valores de referência do endométrio na mulher adulta após a menopausa é de 5 mm, que pode ser observado numa ultrassonografia transvaginal.

Quando a espessura do endométrio é maior que 5 mm o médico irá pedir uma série de outros exames para avaliar melhor a mulher e estar atento a outros sinais que possam revelar um possível câncer de endométrio.

A doença mais comum que afeta o endométrio é o câncer de endométrio. Este pode ser facilmente descoberto porque o seu principal sintoma é o sangramento. No caso de mulheres que já passaram pela menopausa e estão há 1 ano sem menstruar, o sintoma é logo percebido.

Para aquelas que ainda não chegaram na menopausa o principal sintoma é o aumento da quantidade de sangue perdido durante a menstruação. É preciso estar atenta a estes sinais e procurar logo por um ginecologista, pois quanto antes o problema seja descoberto, maiores são as chances de cura.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 17/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.