Efeitos da menopausa

publicidade

Os efeitos da menopausa podem começar a ser sentidos entre os 45 e 55 anos e saber identificá-los ajuda a mulher a se adaptar melhor as mudanças que são inevitáveis. Os sintomas da menopausa incluem:

  • Amenorreia - falhas e irregularidades na menstruação.
  • Calores - sensação de calor repentina da cintura até o pescoço que duram poucos minutos e que em geral acontecem de noite. Também conhecido como fogachos.
  • Cansaço - natural da alteração hormonal por causa da adaptação metabólica.
  • Insônia - consequência do mal estar provocado pelos calores e ansiedade que gera a fase da menopausa.
  • Sexualidade difícil - a deficiência de estrogênios pode causar menor elasticidade e secura na vagina provocando dor no ato da penetração.
  • Instabilidade emocional - choro fácil, mau humor, perda de energia, diminuição da concentração, podem gerar angústia, tristeza e facilmente depressão.
  • Infecções urinárias - a perda de tonicidade na zona genital podem desencadear incontinência urinária e infecções.
  • Obesidade - aumento da ingestão alimentar devido à alteração do metabolismo e aumento da ansiedade gerada pela fase da menopausa.
  • Osteoporose - perda de tecido ósseo resultante da alteração hormonal.

Além disso podem ocorrer doenças cardiovasculares e complicações como diabetes e hipertensão que são consequência da diminuição do estrogênio no organismo.

Tratamento para menopausa

O tratamento para menopausa é indicado quando seus sintomas são intensos e atrapalham a vida da mulher. Dentre as opções terapêuticas estão a terapia de reposição hormonal a base de estrogênio e progesterona em pequenas doses ou o tratamento natural feito com a suplementação de fito hormônios como os presentes na soja.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 21/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.