Edema pulmonar

publicidade

O edema pulmonar é uma doença respiratória grave caracterizada pela presença de líquido no pulmão. Ela manifesta-se através de sintomas como intensa dificuldade em respirar, pele pálida, mucosas roxas e suor frio. Devido à sua gravidade, caso haja suspeita, o indivíduo deve ser levado a um serviço de emergência para que seja prontamente tratado.

Causas do edema pulmonar

As causas principais do edema pulmonar são infarto agudo do miocárdio, angina instável, pressão alta e doença nas válvulas do coração.

Diagnóstico do edema pulmonar

O diagnóstico do edema pulmonar é feito a partir da história clínica do paciente e do exame físico que detecta pela auscultação, a presença de líquido pulmonar.

O Raio X de tórax pode ser muito útil na confirmação do quadro e na investigação da causa. Além dele, outros exames como dosagem de enzimas cardíacas, função renal, eletrocardiograma, ecocardiograma podem ser úteis na pesquisa do que provocou o edema de pulmão.

Tratamento para edema pulmonar

O tratamento para edema pulmonar é realizado com o uso de diuréticos venosos, oxigênio e morfina. Medicações como nitroglicerina, podem ajudar no controle da pressão e na melhora da congestão pulmonar em pacientes com suspeita de infarto e com níveis de pressão arterial aumentados. Além disso, é muito importante detectar a causa para que ela seja eliminada, evitando novos eventos.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/08/2014 Última atualização da página: 25/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.