Saiba o que é edema pulmonar

PUBLICIDADE

O edema pulmonar agudo, também conhecido como edema agudo do pulmão ou edema pulmonar, é uma situação de emergência, caracterizada pelo acúmulo de líquido dentro dos pulmões que causa dificuldade para respirar e sensação de afogamento, que pode levar a morte.

Geralmente, o edema pulmonar agudo é mais frequente em pacientes com problemas cardiovasculares, como insuficiência cardíaca congestiva ou hipertensão arterial, devido ao aumento da pressão nos vasos capilares dos pulmões que faz com que o líquido do sangue entre nos alvéolos pulmões, criando uma situação semelhante ao afogamento.

PUBLICIDADE

O edema pulmonar agudo tem cura, no entanto, é importante chamar imediatamente um ambulância ou levar o paciente o mais rápido possível ao pronto-socorro para iniciar o tratamento com remédios diuréticos e oxigênio, evitando uma parada respiratória.

Alvéolo pulmonar normalAlvéolo pulmonar normal
Alvéolo pulmonar com líquidoAlvéolo pulmonar com líquido

Tratamento para edema pulmonar agudo

O tratamento para edema pulmonar deve ser feito no hospital com oxigênio e remédios diuréticos, como Furosemida, que ajudam a eliminar o excesso de líquidos dos pulmões.

Normalmente, o paciente precisa ficar internado durante cerca de 7 dias, sendo que nesse período é importante controlar o problema que esteve na origem do edema pulmonar, assim como fazer fisioterapia respiratório para melhorar os níveis de oxigênio e acelerar a recuperação.

Saiba tudo sobre o tratamento em: Tratamento para edema pulmonar.

Sintomas de Edema Pulmonar Agudo

Os principais sintomas de edema pulmonar agudo, além da elevada dificuldade para respirar, incluem:

  • Pontas dos dedos azuladas ou arroxeadas;
  • Lábios roxos;
  • Coração acelerado;
  • Suores frios;
  • Dor no peito;
  • Palidez.

Sempre que o paciente apresenta dificuldade para respirar é importante ir imediatamente ao pronto-socorro ou chamar uma ambulância, ligando para o 192, para fazer exames de diagnóstico, como raio X, e iniciar o tratamento adequado.

Veja como manter os problemas cardiovasculares controlados para evitar o desenvolvimento de edema pulmonar:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE