Dor no umbigo, o que fazer?

publicidade

Em caso de dor no umbigo, o que se recomenda fazer é observar se além da dor no umbigo há algum outro sintoma como febre ou mal estar, por exemplo. Apalpar a região para verificar se a dor aumenta também é outra atitude que pode ajudar a descobrir a causa da dor no umbigo.  

Muitas vezes a dor no umbigo está relacionada a gases, e neste caso tomar um chá de camomila com erva-doce pode ser útil pois ele possui propriedades calmante e anti-espasmódicas que podem aliviar os gases intestinais.

Se a dor no umbigo ocorrer durante a menstruação e se houver muita cólica envolvida, isto pode ser sinal de endometriose, e neste caso uma consulta com um ginecologista é o mais indicado.

O médico poderá solicitar exames de imagem como o raio-x, ressonância magnética ou ultrassonografia abdominal, para conseguir saber exatamente o que está causando a dor no umbigo, e assim poder tratar adequadamente a doença.

Em caso inflamação no umbigo recomenda-se lavar a região cuidadosamente com água e sabão epassar uma pomada anti-inflamatória no local. No entanto, se a dor ao redor do umbigo persistir, é aconselhada uma consulta com um médico clínico geral para que ele possa solicitar exames para diagnosticar a causa da doença e indicar a melhor forma de tratamento.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade