Causas e tratamento da Dor nos Olhos

A dor nos olhos pode aparecer apenas na superfície ocular ou em regiões mais internas do olho, causando sintomas como coceira e queimação que podem ser devido a problemas como conjuntivite ou sinusite.

Em geral, sentir os olhos cansados e fazer esforço para enxergar são sintomas que passam após algumas horas de sono e descanso, mas caso a dor seja forte ou persistente, ou se ela vier acompanhada de falhas na visão, deve-se procurar um oftalmologista para avaliar a causa do problema.

A dor nos olhos após uma pancada, entrar um cisco ou após o ataque de um animal com unhas afiadas, pode causar um arranhão na córnea e neste caso há intensa dor no olho afetado, lacrimejamento constante e dificuldade para abrir os olhos. Veja como identificar e tratar um arranhão na córnea aqui.

Sintomas

A dor nos olhos normalmente vem acompanhada de ardência e dor latejante, com a sensação de agulhadas dentro ou em torno do olho ou como se houvesse algum objeto estranho no globo ocular.

Causas e tratamento da Dor nos Olhos

Além disso, podem haver sintomas específicos, como:

  • Dor ao movimentar: pode ser sinal de cisco no olho ou cansaço da vista;
  • Dor no olho e dor de cabeça: pode indicar problemas de visão ou gripe;
  • Dor e vermelhidão: é um sintoma de inflamação no olho, como conjuntivite;
  • Dor ao piscar: pode ser sintoma de terçol;
  • Dor no olho e na testa: surge frequentemente em casos de enxaqueca;
  • Dor e visão embaçada: pode ser glaucoma.

Esses sintomas podem surgir tanto no olho esquerdo quanto no direito, podendo atingir também os dois olhos de uma vez.

7 Causas comuns de dor nos olhos

As causas mais comuns de dor nos olhos são:

1. Ceratite

É uma infecção causada por vírus, fungos ou bactérias, normalmente devido ao uso de lentes de contato e ferimentos ou pancadas no olho, causando dor, diminuição da visão, sensibilidade à luz e lacrimejamento excessivo nos olhos.

A ceratite tem cura, mas seu tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível, pois a doença se alastra rapidamente e pode causar cegueira. Veja como tratar aqui.

2. Conjuntivite

A conjuntivite é uma a inflamação na superfície interior das pálpebras e na parte branca do olho, causando vermelhidão, secreção e inchaço nos olhos.

Ela pode ser causada por vírus ou bactérias, sendo facilmente transmitida para outras pessoas, ou pode ser devido a alguma alergia ou reação a um objeto irritante que entrou em contato com o olho. Veja como tratar aqui.

3. Uso errado de lentes de contato

O uso inadequado de lentes de contato pode causar inflamações e infecções nos olhos que levam à dor, vermelhidão e coceira, além de problemas mais graves como úlceras ou ceratite.

Assim, deve-se utilizar as lentes seguindo as recomendações de higiene, de tempo máximo de uso e o prazo de validade do produto. Veja o guia de como escolher e usar lentes de contato.

4. Olhos secos

Os olhos ficam ressecados devido a uma diminuição na produção das lágrimas, que são responsáveis por lubrificar o globo ocular. Esse problema causa sensação de agulhadas e queimação, especialmente em ambientes com ar condicionado, ao andar de bicicleta ou após ficar algumas horas olhando para a tela do computador.

Para tratar, deve-se utilizar colírios à base de lágrimas artificiais para ajudar na lubrificação do globo ocular, evitando o uso de colírios que diminuem a vermelhidão, pois eles podem causar mais irritação nos olhos.

Causas e tratamento da Dor nos Olhos

5. Glaucoma

O glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão no globo ocular, que leva a danos no nervo óptico e diminuição progressiva da visão.

Os principais sintomas desta doença são vermelhidão e perda da visão periférica, que que é a visão das laterais do corpo. Apesar de não ter cura definitiva, o tratamento adequado do glaucoma permite o controle dos sintomas e evita a cegueira. Veja como saber se tem glaucoma.

6. Gripe

A presença de infecções no corpo como gripe e dengue pode causar sintomas de dor de cabeça e dor nos olhos, que diminuem à medida que o organismo combate a doença.

Para tratar, pode-se usar estratégias como beber chás calmantes e que melhoram a circulação, como gengibre, erva doce e alfazema, colocar compressas de água morna na testa, usar medicamentos como paracetamol e manter-se em local calmo e com pouca luz.

7. Sinusite

A sinusite é inflamação dos seios nasais e normalmente causa dor de cabeça que irradia para os olhos e o nariz, dor de garganta e dificuldade para respirar.

O seu tratamento pode ser feito com remédios aplicados diretamente no nariz ou com medicamentos antibióticos e antigripais. Veja mais sobre como identificar e tratar a sinusite.

Quando ir ao médico

Deve-se procurar ajuda médica quando a dor nos olhos é intensa ou dura mais de 2 dias, quando se tem diminuição da visão, doenças autoimunes ou artrite reumatoide, ou quando além de dor, também aparecem sintomas de vermelhidão, lacrimejamento, pressão nos olhos e inchaço.

Além disso, enquanto ficar em casa é importante evitar locais com muita luminosidade, uso de computador e o uso de lentes de contato para diminuir a irritação nos olhos e as chances de complicações. Veja como fazer uma massagem e exercícios que combater a dor nos olhos e a vista cansada aqui.

Veja o que fazer em casos de ferimentos nos olhos.

Mais sobre este assunto: