Dor nas costas, o que fazer?

publicidade

O que se deve fazer para tratar a dor a dor nas costas é repousar o máximo de tempo possível, ficando deitado de barriga para cima numa superfície dura, sem travesseiro e com as pernas dobradas e braços ao longo do corpo.

Porém, em alguns casos, o repouso pode não ser suficiente para aliviar a dor, sendo necessário recorrer a alguns tratamentos naturais, como compressas mornas e massagens, ou tratamentos clínicos prescritos pelo ortopedista, que ajudam a tratar a causa da dor nas costas e a aliviar os sintomas.

Os principais tratamentos clínicos para dor nas costas são feitos com:

  • Analgésicos, como o Paracetamol, 3 vezes por dia ou conforme indicação do médico;
  • Anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Nimesulida, ingeridos 3 vezes por dia após as refeições, especialmente nos caos de artrite;
  • Relaxantes musculares, como Dipirona, 3 a 4 vezes por dia ou de acordo com as orientações do ortopedista;
  • Injeções de Diclofenaco e Tiocolquicósido, feitas no hospital ou posto de saúde, conforme a prescrição do médico.

No entanto, quando a dor é crônica, durando vários meses, pode ainda ser recomendado fazer o tratamento fisioterapêutico que consiste na realização de exercícios de alongamento para relaxar os músculos e aliviar a dor nas costas.

Nos casos mais graves de dor nas costas, como hérnia de disco, ou quando a dor não passa com a ingestão de medicamentos, o ortopedista pode recomendar cirurgia para tratar a causa e aliviar a dor. Veja quais as principais causas de dor nas costas.

Tratamento natural para dor nas costas

O tratamento natural para dor nas costas deve ser utilizado enquanto se espera pela consulta no médico e inclui:

  • Compressas: coloque uma compressa morna com 3 gotas de óleo essencial de manjericão ou eucalipto sobre a região afetada, durante 15 minutos 3 a 4 vezes por dia;
  • Massagem: receber uma massagem com óleo de lavanda 2 a 3 vezes por dia, mas sem forçar demasiado os músculos;
  • Homeopatia: tomar remédios homeopáticos, como o Homeoflan ou o Prépós da Almeida Prado, de 8 em 8 horas ou sob orientação do homeopata.

Durante o tratamento, é importante evitar fazer qualquer tipo de esforço físico, como pegar uma criança ao colo, transportar sacolas pesadas, andar de bicicleta ou fazer jardinagem, por exemplo.

O tratamento natural para dor nas costas ajuda, especialmente, a reduzir a dor de origem muscular que dura até 4 dias, sendo que após esse tempo é recomendado consultar um ortopedista para iniciar o tratamento mais adequado.

Descubra outras formas de aliviar a dor em: Tratamento caseiro para dor nas costas.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade