Dor na barriga

publicidade

A dor na barriga pode ser causada por diversas doenças e, por isso, é importante saber qual é a região da barriga que está doendo, qual é a intensidade da dor e há quanto tempo o indivíduo está sentindo esta dor.

No entanto, algumas causas frequentes de dor na barriga incluem presença de diarreia, gases, intoxicação alimentar, apendicite ou mesmo ansiedade.

Normalmente, a dor na barriga passa espontaneamente ao final de algumas horas, sendo apenas necessário evitar comer alimentos gordurosos e ricos em açúcar e bebendo muita água, no entanto, em alguns casos é preciso ir no clínico geral ou no gastroenterologista para fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento necessário.

Causas de dor na barriga

A causa da dor de barriga varia com o local onde a dor é mais intensa e pode ser:

Local do corpoProblema de saúde
Hipocôndrio Esquerdogastrite, úlcera, baço inflamado, problema intestinal, pneumonia com acometimento do pulmão esquerdo, embolia pulmonar, gases
Epigástrioúlcera, gastrite, pancreatite, esofagite, infarto, colecistite, colelitíase
Hipocôndrio Direitocolecistite, colelitíase, ruptura do fígado, hepatite, pneumonia com acometimento do pulmão direito, embolia pulmonar, gases
Lombar Esquerdagastrite, úlcera, doenças do baço, diverticulite, doença inflamatória intestinal, cisto no ovário, abscesso no ovário, gases
Região umbilicalapendicite, obstrução do intestino, pancreatite, gastroenterite, aneurisma da aorta abdominal
Lombar Direitadiverticulite, doença de Crohn, ileíte, colecistite, colelitíase, úlcera, doenças do fígado, gases
Região ilíaca Esquerdadiverticulite, doença inflamatória intestinal, isquemia do cólon intestinal, cisto no ovário, gravidez ectópica, abscesso no ovário, hérnia inguinal, gases
Hipogástriodiverticulite, doença inflamatória intestinal, isquemia, doença do cólon irritável, apendicite, prostatite, hérnia inguinal
Região ilíaca Direita

apendicite, diverticulite, doença de Crohn, ileíte, cisto no ovário, gravidez ectópica, abscesso no ovário, hérnia inguinal, gases

Além disso, a dor na barriga depois de comer pode ser causada por distúrbios gástricos, como gastrite, úlcera, gases ou intoxicação alimentar, por exemplo e, se for frequente, é recomendado fazer uma consulta com um gastroenterologista.

Para se fazer um diagnóstico correto deve-se ir no médico, pois só ele consegue observar o paciente e, se necessário indicar a realização de exames, como endoscopia, raio-x, ressonância e tomografia, dependendo da suspeita do médico.

Dor na barriga na gravidez

A dor na barriga durante a gravidez normalmente, pode ser causada por má digestão ou presença de gases, por exemplo.

No entanto, se a dor for do lado direito ou esquerdo na região mais inferior da barriga, deve-se falar com o obstetra, pois pode ser outra situação mais séria que não deve ser ignorada. Leia mais em: Como tratar a dor de barriga na gravidez.

Dor na barriga e febre

Dor na barriga e febre normalmente indica uma infecção, especialmente se houver sintomas como vômito, gases, mal estar e diarreia, por exemplo. Nesses casos, o médico deverá ser consultado para indicar o uso de remédios, como Paracetamol e Imodium, por exemplo.

Dicas para o tratamento da dor na barriga

Algumas dicas úteis para o tratamento da dor na barriga incluem:

  • Evitar comer se vomitar com frequência;
  • Beber pequenas quantidades de líquidos, de hora em hora;
  • Evitar esforços e repousar;
  • Evitar leite, derivados do leite e carnes, dando preferência às frutas e legumes.

Além disso, é importante evitar tomar medicamentos sem indicação médica, pois estes podem camuflar os sintomas e dificultar o diagnóstico do médico.

Quando ir no médico

O indivíduo com dor de barriga deve ir ao médico sempre que:

  • A dor for muito forte;
  • Demore mais de 3 dias para passar;
  • Tiver sintomas como febre e vômitos persistentes.

Nestes casos, é preciso fazer medicação prescrita pelo médico para manter o bom funcionamento do organismo, evitando a desidratação.

Leia mais em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade