Dor de cabeça

publicidade

​A dor de cabeça é um sintoma comum, que, normalmente, está relacionado com febre ou excesso de estresse, mas que pode ter outras causas, surgindo em qualquer parte da cabeça, desde a testa até à nuca e do lado esquerdo até ao lado direito.

Dor de cabeça constante ou forte pode indicar uma enxaqueca e, por isso, pode também ser acompanhada de enjoo, vômitos e sensibilidade à luz ou barulho. Neste caso, o que se pode fazer é relaxar num local escuro e tomar um remédio analgésico, como Paracetamol ou AAS.

Dor de cabeça e olhos é uma importante suspeita de problemas de visão, devendo ser consultado um oftalmologista para fazer a correção da visão e diminuir o desconforto.

Dor de cabeça na nuca pode ser sinal de problemas na coluna e, para isso, pode-se colocar uma compressa quente no pescoço até que a dor diminua. No entanto, quando essa dor está associada à febre e rigidez muscular, também pode indicar meningite, devendo-se consultar imediatamente um clínico geral.

Dor de cabeça na testa é um sintoma frequente de gripe ou sinusite devido à inflamação dos seios nasais presentes nesta região. Assim, o que se pode fazer é lavar o nariz com soro fisiológico, fazer nebulizações e tomar remédios para sinusite, como Sinutab.

Dor de cabeça tensional é o tipo de dor mais comum e surge, especialmente, no final no dia ou após situações de grande estresse, podendo ser tratada com técnicas de relaxamento, como massagem, por exemplo.

Porém, caso a dor de cabeça surja após uma pancada é importante estar a tento a outros sintomas, como vômitos, tonturas ou alterações de visão, pois pode existir hemorragia interna, que deve ser tratada o mais rápido possível no hospital.

Dor de cabeça na gravidez

A dor de cabeça na gravidez é um sintoma normal no primeiro trimestre devido às alterações hormonais e à maior necessidade de ingestão de água e alimentos, que pode causar desidratação ou hipoglicemia.

Assim, para diminuir a dor de cabeça na gravidez, a gestante pode tomar Paracetamol (Tylenol), assim como beber cerca de 2 litros de água por dia, evitar tomar café e fazer intervalos para relaxamento de 3 em 3 horas.

No entanto, a dor de cabeça na gravidez pode ser perigosa quando surge depois das 24 semanas associada a dores abdominais e náuseas, pois pode indicar pressão alta e, por isso, deve-se consultar o obstetra para iniciar o tratamento adequado.

O que é bom para dor de cabeça

Um bom remédio caseiro para dor de cabeça é aplicar uma compressa fria sobre a testa ou uma compressa quente na região do pescoço para ajudar a relaxar e a diminuir o desconforto.

No entanto, é importante consultar um clínico geral quando a dor é muito forte, provoca febre ou demora mais de 2 dias para passar, uma vez que pode ser necessário tomar remédios analgésicos, como Paracetamol ou Diclofenco, nos casos agudos, ou remédios antidepressivos, nos casos crônicos.

Além disso, também pode-se recorrer a tratamentos naturais para dor de cabeça, como massagem, técnicas de relaxamento ou ingestão de chá de sementes de laranja, por exemplo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 12/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.