Dor de cabeça na Menopausa

publicidade

A dor de cabeça na menopausa pode aumentar de intensidade e se tornar mais frequente devido as alterações hormonais que são típicas nesta fase, e por isso a terapia de reposição hormonal pode representar a cura da dor de cabeça ou da enxaqueca durante este período.

As mulheres que já sofriam de crises de dor de cabeça ou de enxaqueca antes da menopausa, quando entram na pré-menopausa e menopausa tendem a sofrer de forma muito mais constante e o que se pode fazer para controlar este sintoma é tomar remédios para enxaqueca. Tratamentos naturais também são excelentes alternativas para tratar a dor de cabeça na menopausa.

Tratamento natural para dor de cabeça na menopausa

O tratamento natural para dor de cabeça na menopausa pode ser feito através da retirada de alguns alimentos que podem desencadear a dor de cabeça como leite, laticínios, chocolate e bebidas alcoólicas, outras dicas para combater a dor de cabeça na menopausa são: 

  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E como banana e amendoim pois eles ajudam a regular os níveis hormonais;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio e magnésio como nozes, gramíneas e levedura de cerveja pois ajudam a minimizar a dilatação das artérias carótidas beneficiando a circulação;
  • Consumir diariamente alimentos ricos em triptofano como peru, peixe, banana pois eles aumentam a serotonina a nível cerebral;
  • Reduzir o sal da alimentação pois ele favorece a retenção de líquidos que também pode causar a dor de cabeça;
  • Beber de 1,5 a 2 litros de água por dia pois a desidratação também pode causar dor de cabeça;
  • Realizar exercícios regularmente para evitar o estresse, diminuir a tensão e melhorar a circulação sanguínea;
  • Tomar um chá de salva preparado com as folhas frescas da erva. Basta adicionar 2 colheres das folhas picadas em 1 xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber a seguir.

A osteopatia pode ser útil para o posicionamento dos ossos e articulações assim como a acupuntura e a reflexologia também podem ser indicadas para evitar e tratar a dor de cabeça crônica e a enxaqueca na menopausa.

Remédios para dor de cabeça na menopausa

Alguns exemplos de remédios para dor de cabeça na menopausa são Migral, Sumatriptan e Noratriptan que podem ser utilizados sob orientação do médico ginecologista. Estes são remédios para enxaqueca que podem ser indicados quando a terapia de reposição hormonal não é suficiente ou quando ela não é utilizada.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/07/2014 Última atualização da página: 29/09/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.