Dor de Barriga

publicidade

A dor de barriga é um sintoma muito comum, que pode surgir em qualquer idade e que pode acontecer devido a diversas causas. Por exemplo, dor de barriga e vômito pode indicar uma gastroenterite, enquanto dor de barriga e diarreia pode significar desde uma intoxicação alimentar, até uma inflamação do intestino ou apendicite.

Quando existe dor de barriga frequente o indivíduo pode sofrer de úlcera ou até de vermes. Já a dor de barriga e febre pode ser sintoma de infecção do trato gastrointestinal.

Porém, independentemente da causa, o indivíduo com dor de barriga deve consultar um gastrenterologista sempre que a dor for muito intensa, demorar mais de 7 dias para passar ou apresentar outros sintomas como febre.

Dor de barriga constante

A dor de barriga constante não é normal e pode ser:

  • Nervosismo; Acúmulo de gases;
  • Síndrome da má absorção; Retocolite ulcerativa;
  • Doença de Crohn; Síndrome do cólon irritável;
  • Gravidez ectópica; Endometriose;
  • Vermes intestinais.

O indivíduo com dor de barriga constante deve consultar um gastrenterologista para diagnosticar o problema e indicar o tratamento adequado, que poderá incluir o uso de remédios, cirurgia ou mudanças na alimentação.

O que fazer na dor de barriga

O que se pode fazer na dor de barriga é:

  • Colocar uma bolsa de água morna, sobre a barriga, durante 15 minutos;
  • Fazer uma massagem com movimentos circulares e óleo aquecido;
  • Beber bastante água ou água de côco;
  • Evitar remédios e alimentos que prendam o intestino;
  • Comer frutas sem casca, cozidas, legumes e carnes magras cozidas.

Porém, quando estas dicas não apresentam resultados, pode ser utilizado um remédio analgésico e antiespasmódico, como o Buscopan, sob orientação médica.

Dor de barriga na gravidez

A dor de barriga na gravidez é um sintoma frequente que não prejudica o bebê, mas pode causar muito incômodo para a mulher.

Na dor de barriga na gravidez é recomendado ingerir a mesma quantidade de líquidos perdidos na diarreia e consumir alimentos leves como frutas e legumes. Se a diarreia persistir por mais de 3 dias, a gestante deve consultar o obstetra para diagnosticar o problema.

Dor de barriga em bebê

A dor de barriga em bebê geralmente é causada por cólicas, e por isso, o que se pode fazer para aliviar é uma massagem na barriguinha do bebê para ele soltar os gases.

Além disso, pode-se oferecer uma pequena quantidade de chá de funcho e erva-cidreira, pois elas possuem propriedades antiespasmódicas que aliviam as cólicas e facilitam a digestão.

Caso o bebê fique muito incomodado, ou apresente outros sintomas como febre ou diarreia intensa, é aconselhado informar o pediatra.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 21/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.