Dor anal

publicidade

A dor anal, ou dor no ânus, pode ser causada por diversas situações e, por isso, é importante verificar em que situações ela aparece e se é acompanhada de outros sintomas como sangue nas fezes e dor ao evacuar, por exemplo.

A dor ao evacuar na gravidez pode ser causada pela prisão de ventre ou pelo desenvolvimento de hemorroidas, pois nesta fase elas são mais frequentes. Quando ela é causada por prisão de ventre o aumento do consumo de fibras pode solucionar o problema, mas quando se trata de hemorroidas, o médico poderá indicar o uso de uma pomada para hemorroidas, embora um banho de assento também possa ser útil.

A dor ao evacuar durante a menstruação pode ser causada por uma doença chamada endometriose intestinal e por isso neste caso uma consulta com um ginecologista poderá ser necessária.

Causas da dor anal

Algumas possíveis causas de dor no ânus podem ser:

  • Hemorroidas: caracterizada pela dilatação das veias presentes neste local, devido a alguns fatores como prisão de ventre, contato íntimo anal ou gravidez, por exemplo. Além da dor anal as hemorroidas podem propiciar a coceira no ânus e ela pode ser tratada com o aumento do consumo de alimentos ricos em fibras e banhos de assento; 
  • Prisão de ventre: caracterizada pelas fezes endurecidas que podem lesionar as paredes do ânus durante a evacuação provocando dor, e em alguns casos pode haver além da dor ao evacuar, sangramento anal;
  • Fissura anal: é uma rasgadura, uma pequena laceração no canal anal que causa dor ao defecar, geralmente é acompanhada por fezes duras e presença de sangue vermelho vivo nas fezes. Em alguns casos ela pode ser causada pela doença de Crohn, colite ulcerosa, sífilis ou mesmo a tuberculose.
  • Câncer colorretal: esta doença geralmente não causa muita dor no ânus mas é caracterizada por sintomas como diarreia ou prisão de ventre, sangue vermelho vivo nas fezes, do abdominal e emagrecimento sem causa aparente;
  • Proctite: é a inflamação da parede interna do intestino e pode ser causada pela contaminação de doenças sexualmente transmissíveis, doença de Crohn, colite ulcerativa, radioterapia ou devido a toma de antibióticos.

 Em caso de dor no ânus o melhor profissional para determinar a causa e o tratamento adequado é o médico proctologista. 

Tratamento para dor anal

O tratamento para a dor no ânus depende da causa da doença, mas algumas dicas que podem ser úteis são o amolecimento das fezes, aplicação de analgésico na área afetada e os banhos de assento com água morna, que podem contribuir de forma positiva para o alívio da dor. No entanto, o uso de pomadas analgésicas pode causar dermatite e por isso só devem ser utilizadas quando indicadas pelo médico.

Dependendo dos sintomas apresentados pelo indivíduo, o médico poderá solicitar exames de sangue, uma colonoscopia ou outro, a fim de identificar a causa para indicar o tratamento mais adequado.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 28/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.