Dong quai (angélica-chinesa): o que é, para que serve e como usar

Atualizado em outubro 2022
Evidência científica

O Dong quai é a raiz da Angelica sinensis, uma planta medicinal rica em Z-ligustilida, um composto bioativo com propriedades antiespasmódicas e analgésicas que ajudam a aliviar situações como cólicas menstruais e dor de cabeça.

Conhecida também como angélica-chinesa e ginseng feminino, o Dong quai também possui ação vasodilatadora, melhorando a circulação sanguínea nos órgãos reprodutores femininos e ajudando, assim, a regular a menstruação. Conheça outras plantas que ajudam a regular a menstruação.

Esta planta geralmente é encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais, podendo ser usada na forma de chás, tinturas ou cápsulas. No entanto, o Dong quai não é indicado em algumas situações, como gravidez e amamentação e, por isso, só deve ser usado sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Por possuir ação anti-inflamatória, antiespasmódica, antioxidante e vasodilatadora, o Dong quai pode ser indicado para ajudar no tratamento de situações como:

  • Cólicas menstruais;
  • Menstruação irregular;
  • Infertilidade;
  • Dor de cabeça;
  • Gordura no fígado;
  • Má circulação;
  • Dores reumáticas.

Além disso, o Dong quai também pode ser indicado para ajudar a regular os níveis de glicose no sangue e aliviar os sintomas da menopausa. No entanto, ainda são necessários mais estudos para comprovar esses benefícios.

Como usar

O Dong pode ser usado na forma desidratada ou em pó, no preparo de chás e tinturas.

  • Chá de Dong quai: Ferver 3g de raiz de Dong quai em 200ml de água por 10 minutos. Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia junto das refeições;
  • Tintura: diluir de 28 a 56 gotas em um pouco (100ml) de água e tomar até 3 vezes por dia junto das refeições.

Além disso, o Dong quai também pode ser usado na forma de suplementos em cápsulas, onde a dosagem varia entre 75mg e 500mg e a ingestão recomendada varia de acordo com o objetivo a ser tratado.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo excessivo de Dong quai pode causar diarreia, dor de cabeça, sensibilidade à luz, inflamação e feridas na pele. Por isso, essa planta só deve ser usada sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais

Quem não pode usar

O Dong quai não deve ser usado por crianças ou por pessoas com diarreia crônica ou doenças hemorrágicas. Da mesma forma que essa planta não é indicada para mulheres com fluxo menstrual excessivo, que estejam grávidas ou em período de amamentação.

Mulheres que estejam usando anticoncepcionais ou fazendo terapia de reposição hormonal e pessoas que estejam usando medicamentos anticoagulantes, devem consultar um médico antes de usar o Dong quai, já que essa planta pode alterar a ação desses remédios.

Além disso, é aconselhado evitar o uso do Dong quai junto com outras plantas medicinais com efeitos anticoagulantes, como ginseng, alho, cúrcuma, gengibre, ginkgo biloba e ginseng.

Vídeos relacionados