Doença de Von Willebrand

publicidade

A doença de Von Willebrand é uma doença genética caracterizada por uma deficiência hereditária do sangue, que não interrompe um sangramento tão rápido como deveria. Ela ainda não tem cura e deve ser tratada com a toma de medicamentos quando necessário.

Sintomas da doença de Von Willebrand

Os sintomas da doença de Von Willebrand são:

  • petéqueas: pintinhas vermelhas que surgem após a compressão de um membro;
  • hemorragias gastrointestinais;
  • sangramento nasal;
  • marcas roxas aparecem facilmente no corpo, após uma pancada;
  • sangramento da gengiva;
  • sangramento exagerado após um corte simples;
  • sangramento menstrual demorado.

As situações que podem favorecer o surgimento destes sintomas são o estresse e as alterações hormonais. Indivíduos que possuem o sangue tipo ABO ou Lewis também são mais propensos ao seu desenvolvimento.

Diagnóstico da doença de Von Willebrand

O diagnóstico da doença de Von Willebrand é feito através de várias análises sanguíneas. Nestes exames de sangue deve-se verificar a dosagem do fator VIII plasmático, doseamento do antigénio do FvW, a dosagem do cofator da ristocetina e da RIPA.

É normal que estes exames sejam repetidos pelo menos de 2 a 3 vezes, para um correto diagnóstico da doença. Isto é necessário pois pode haver muitos resultados falso-negativos.

Por ser uma doença genética de caráter familiar pode-se recorrer a um aconselhamento genético para esclarecer se outros membros da família também necessitam de tratamento ou se também devem ter cuidados com as situações de risco.

Tratamento para a doença de Von Willebrand

O tratamento para a doença de Von Willebrand é feito com a toma de medicamentos, como por exemplo a desmopressina, mas a maior parte dos afetados não necessita de nenhum tratamento específico.

Sobretudo aconselha-se que os portadores da doença de Von Willebrand evitem situações de risco tais como a prática de esportes radicais, a toma de anti inflamatórios não esteróides  e  o AAS: Ácido Acetil Salicílico e as cirurgias desnecessárias pelo risco de provocar hemorragias de difícil controle.

Referência Bibliográfica

Cristina João. Doença de von Willebrand. Acesso em Maio, 2012.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 23/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.