Como Tratar as 5 Doenças que podem surgir no Trabalho

PUBLICIDADE

Dores crônicas nos ombros, tendinites, perda de audição ou câncer de pele são alguns dos problemas de saúde que podem surgir devido ao desempenho da atividade profissional. 

Alguns destes problemas podem surgir de forma silenciosa, sendo por isso importante que consulte regularmente o médico para que este possa avaliar o seu estado de saúde.  A seguir, ficam alguns exemplos dos principais problemas que podem ser desenvolvidos no trabalho, e em que profissões estes são mais frequentes: 

PUBLICIDADE

1. Dor nos ombros, nas costas e Bursite

Dentista, secretárias e jardineiros podem sofrer com dores crônicas nos ombros ou nas costas, causadas postura em que estas pessoas necessitam para trabalhar. Veja o que fazer para aliviar a dor nas costas clicando aqui. Além disso, também podem surgir outros problemas como a bursite no ombro, que causa dor nas articulações e dificulta os movimentos. 

Como Tratar as 5 Doenças que podem surgir no Trabalho

Para evitar estas doenças, é recomendado fazer uma pequena pausa, de hora em hora, para manter as costas e o ombros direitos durante alguns minutos, sendo também recomendado que faça pequenos alongamentos. Veja que alongamentos pode fazer para aliviar a dor nas costas em 8 Alongamentos para combater a Dor nas Costas no Trabalho.

Além disso, as dores nas costas também podem surgir em profissões onde seja exigido trabalhar de pé, sendo nestes casos recomendado, caminhar, sentar e descansar sempre que possível. 

2. Tendinite e Síndrome do túnel do carpo

Gestor de conteúdos, cabeleireiro, programador, manicure ou esteticista são profissões que podem provocar o surgimento de problemas ou doenças que afetam os pulsos como tendinites ou Síndrome do túnel do carpo. Estes problemas surgem devido ao esforço que é constantemente exigido das mãos, e causam dor, desconforto ou dormência nas mãos podendo mesmo chegar a limitar os movimentos.

Como Tratar as 5 Doenças que podem surgir no Trabalho

Para prevenir estes problemas, é recomendada a realização de alongamentos periódicos ao longo do dia e nos casos onde existe dor e dormência é aconselhado o tratamento com um fisioterapeuta para tratar o problema e prevenir complicações. Veja como é feito o tratamento em Tratamento para síndrome do túnel do carpo.

3. Perda de audição temporária ou definitiva 

A perda de audição pode surgir em profissões sujeitas a ruídos constantes, como acontece com os telefonistas, operadores de telemarketing, operários de construção ou operários em fábricas de produção, por exemplo. Nestas situações a perda de audição pode ser lenta e silenciosa e o seu diagnóstico pode ser difícil. 

Como Tratar as 5 Doenças que podem surgir no Trabalho

Para prevenir a perda de audição de quem trabalha em áreas onde existe ruídos e barulhos constantes, é recomendado que o otorrinolaringologista seja consultado de 6 em 6 meses ou 1 vez por ano, para que a saúde da audição possa ser avaliada. 

4. Câncer de pele e Cataratas

Estas são doenças podem surgir mais facilmente em agricultores, garis, guardas de trânsito e em vendedores ambulantes pois são profissões ao ar livre que obrigam a exposição ao sol durante todo o dia. 

Como Tratar as 5 Doenças que podem surgir no Trabalho

Pessoas com estas profissões devem ter cuidados que protejam a pele e olhos do sol, como uso de protetor solar, chapéu e óculos de sol, sendo recomendado que consultem o dermatologista de 6 em 6 meses ou no mínimo 1 vez por ano para verificar se existem manchas na pele que possam indicar câncer. Veja como reconhecer os primeiros sinais de câncer de pele aqui.

5. Problemas Respiratórios e Infecções pulmonares

Pedreiros, marceneiros, auxiliares de serviços gerais de limpeza e operários de fábricas de móveis ou de algodão, por exemplo, são mais propensos a problemas respiratórios. Estas doenças podem ser causadas pela inalação diária de partículas e poeiras, sendo nestes casos recomendado o uso diário de mascaras que protejam o nariz e a boca e evitam que a pessoa respire essas partículas. 

As doenças que podem surgir incluem alergias, rinite ou sinusite alérgicas, que se manifestam através de sintomas como coceira no nariz, espirros, dor de cabeça, nariz entupido ou olhos e nariz avermelhados. 

Como Tratar as 5 Doenças que podem surgir no Trabalho

Assim, é recomendado que as pessoas com este tipo de profissões consultem um pneumologista regularmente, para que o médio possa avaliar se existem sinais de alergia ou algum comprometimento pulmonar.

Quando existe o risco de doenças causadas pelo desempenho da atividade profissional, o patrão ou a empresa que contrata é responsável por fornecer os equipamentos necessários para proteção e em caso de doença pode ficar responsável por pagar os tratamentos. Além disso, se o empregado por motivo de doença relacionada com o trabalho tiver de parar de trabalhar para recuperar e realizar tratamentos, a empresa fica responsável por continuar a pagar uma percentagem do seu ordenado. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE