Doença da Arranhadura do Gato

publicidade

Doença da arranhadura do gato é uma infecção causada pela bactéria Bartonella henselae. Essa infecção ocorre quando um indivíduo é arranhado ou mordido por um gato hospedeiro dessa bactéria.

A bactéria tende a se proliferar infectando a parede dos vasos sanguíneos, deixando o local lesionado com uma bolha vermelha característica da doença.

Indivíduos que possuem gatos como animais de estimação, devem ter cuidado com a saúde do animal, fazendo visitas freqüentes ao veterinário, pois geralmente o gato não demonstra qualquer sinal da doença, complicando ainda mais o diagnóstico.

Sintomas da doença da arranhadura do gato

Bolha vermelha em torno da lesão, gânglios linfáticos inflamados, dor e rigidez no local lesionado, falta de apetite, febre, dor de cabeça, problemas de visão e tumefação cerebral.

Diagnóstico da Doença da Arranhadura do Gato

A doença da arranhadura do gato pode ser diagnosticada através de um exame de sangue que detecta anticorpos específicos contra a bactéria Bartonella henselae.

O diagnóstico também pode ser confirmado se o indivíduo apresenta os gânglios linfáticos inchados, após ter sido arranhada por um gato.

Tratamento da Doença da Arranhadura do Gato

O tratamento é feito com antibióticos que eliminam as bactérias. Os gânglios linfáticos inchados e com líquido podem ser drenados com agulhas, para que a dor seja aliviada.

A maioria das pessoas que sofrem a doença da arranhadura do gato se recuperam por completo de 2 a 5 meses, após começarem o tratamento.

É preciso um monitoramento mais rígido com pacientes portadores do vírus da AIDS, que podem apresentar a doença da arranhadura do gato de forma mais grave, devido a deficiência no sistema imunológico.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade