Displasia do colo do útero

publicidade

​A displasia do colo do útero é caracterizada por uma alteração nas células do cervix que pode ser benigna ou maligna de acordo com o tipo de células anormais que estão se desenvolvendo na parte interna do útero e que não provoca sintomas.

Normalmente, a displasia do colo do útero não é câncer, sendo mais frequente em mulheres que tiveram seu primeiro contato íntimo muito cedo, que possuem muitos parceiros sexuais ou que estejam infectadas por uma doença sexualmente transmissível, especialmente HPV.

A displasia do colo do útero tem cura, pois na maioria dos casos ela é leve e desaparece sozinha, sem necessitar de tratamento. Porém, nos casos de displasia severa do colo uterino pode ser indicado fazer uma cirurgia para retirar as células afetadas.

Como tratar a displasia do colo do útero

O tratamento para displasia do colo do útero deve ser orientado por um ginecologista e, geralmente, é iniciado apenas com a vigilância do avanço da doença, uma vez que, em muitos casos, a displasia cura sozinha sem necessitar de qualquer tipo de tratamento.

Já no caso de displasia severa do colo do útero, o médico pode recomendar fazer uma cirurgia para retirar as células afetadas e prevenir o desenvolvimento de câncer, que embora raro, pode acontecer.

Nos casos mais graves, em que a displasia do colo uterino volta a surgir mesmo após a cirurgia, pode ser necessário que a mulher faça uma histerectomia para retirar o útero e resolver definitivamente o problema.

Como evitar a displasia do colo do útero

Para evitar a displasia do colo do útero é importante que a mulher se proteja contra doenças sexualmente transmissíveis, principalmente o HPV, e por isso deve:

  • Evitar ter muitos parceiros;
  • Utilizar camisinha durante o contato íntimo;
  • Não fumar.

Além destas medidas, a mulher também pode ser vacinada contra o HPV até aos 26 anos, diminuindo as chances de desenvolver displasia do colo do útero.

Veja também:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade