Dismenorreia

publicidade

Dismenorreia ou cólica menstrual é uma dor forte na região do ventre que ocorre antes ou durante o período menstrual. É mais comum em jovens, embora pode acometer mulheres acima dos 40 anos.

Dismenorreia primária e dismenorreia secundária

Existem dois tipos de dismenorreia, a primária e a secundária, e a diferença entre ambas tem relação com a origem da cólica.

Na dismenorreia​ primária as prostaglandinas, substâncias produzidas pelo próprio útero, são as responsáveis pela cólica menstrual. Neste caso a dor existe sem haver qualquer tipo de lesão uterina.

Ocorre nos ciclos menstruais normais, podendo cessar ou reduzir por volta dos 20 anos, mas em alguns casos só após a gravidez.

A dismenorreia​ secundária está relacionada com doenças como endometriose, miomas uterinos, infecção e anormalidades na anatomia do útero ou da vagina.

Outra causa da dismenorreia secundária pode ser o uso de dispositivo intra-uterino (DIU) como método anticoncepcional.

Como tratar a dismenorreia

Para tratar a dismenorreia recomenda-se o uso de medicamentos analgésicos e antiespasmódicos, como o Atroveran e o Buscopan, por exemplo.

Algumas mulheres beneficiam-se em colocar uma bolsa térmica de gel morna sobre o ventre. Relaxar, evitar fazer esforços e não usar roupas apertadas são algumas outras sugestões que podem trazer o alívio da dor.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade