Dimeticona (Luftal)

publicidade

Bula de Dimeticona (Luftal)

O Luftal, cujo princípio ativo é a dimeticona, é um remédio de uso oral utilizado para diminuir os gases do aparelho digestório e aliviar a dor e o desconforto abdominal.

O Luftal pode ser comprado em farmácias sob a forma de comprimidos, gotas ou cápsulas gelatinosas, sendo que os comprimidos e as cápsulas podem ser usados apenas em adultos e as gotas, além dos adultos, também podem ser usadas em crianças.

Preço do Luftal

O preço do Luftal varia entre R$ 11 e 18.

Indicações do Luftal

O Luftal está indicado em pacientes com acúmulo de gases no estômago e no intestino, para alívio do desconforto abdominal, dor ou cólicas abdominais devido aos gases. Este remédio também pode ser usado no preparo de exames médicos, tais como endoscopia digestiva ou colonoscopia.

Modo de uso do Luftal

O modo de uso do Luftal varia de acordo com a sua forma de apresentação:

Comprimidos

  • Adultos: 1 comprimido de 40 mg 3 vezes ao dia, junto das refeições, que deve ser engolido com um pouco de água. Não se deve ingerir mais de 500 mg ou 12 comprimidos de Luftal por dia.

Cápsulas gelatinosas

  • Adultos: 1 cápsula de 100 mg 4 vezes ao dia, após as refeições e ao se deitar, ou quando recomendado pelo médico, sendo que não se deve ingerir mais de 500 mg ou 4 cápsulas de Luftal por dia.

A cápsula do remédio deve ser engolida e não mastigada.

Gotas

  • Lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia
  • Crianças até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia
  • Crianças maiores que 12 anos e adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia

As gotas podem ser colocadas diretamente na boca, ou diluídas em um pouco de água ou outro alimento.

Efeitos colaterais do Luftal

Os efeitos colaterais do Luftal apenas incluem inflamação ou alergia na pele, pois o Luftal não é absorvido pelo organismo, atuando apenas no aparelho digestivo e sendo totalmente eliminado nas fezes.

Contraindicações do Luftal

O Luftal está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e em pacientes com grande aumento do volume abdominal, cólica abdominal muito intensa, dor abdominal que dura mais de 36 horas e massa palpável no abdômen.

Este remédio não deve ser utilizado por grávidas ou na amamentação sem orientação médica.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade