Dificuldade de Engolir

publicidade

A dificuldade para engolir, cientificamente chamada disfagia ou deglutição prejudicada, pode ter diversas causas que devem sempre ser investigadas para que então possam ser tratadas ou remediadas.

Causas da dificuldade em engolir

Algumas possíveis causas da dificuldade em engolir são:

  • Doenças neurológicas como Parkinson, esclerose múltipla, AVC, 
  • Distúrbios emocionais como depressão ou ansiedade;
  • Espasmo esofágico;
  • Miastenia grave;
  • Distrofia muscular.

A dificuldade em engolir os alimentos é uma alteração natural especialmente em idosos, devido ao relaxamento e descoordenação dos músculos envolvidos na deglutição.

Tratamento para dificuldade em engolir

O tratamento para dificuldade em engolir deverá ser direcionado contra sua causa, contudo, nem sempre a causa pode ser solucionada e por isso é indicado que os cuidados com a alimentação deste indivíduo sejam redobrados.

Para evitar a desnutrição e engasgamentos consecutivos que podem por em risco a vida do indivíduo a alimentação deve ser pastosa para facilitar a deglutição evitando engasgamento com alimentos muito sólidos ou muito líquidos.

Dieta para dificuldade para engolir

Na preparação da dieta para dificuldade para engolir, os alimentos sólidos devem ser triturados, acrescentando-se líquido para alcançar a consistência de puré, e coados após triturar. Alimentos frios como iogurte, sorvetes e vitaminas podem aliviar a dor ao deglutir.

Se o doente não tem muito apetite recomenda-se que ao almoço e jantar sejam oferecidos um prato único que contenha carne, peixe ou ovos, e vegetais pra que com um só volume pequeno se ofereça todos os nutrientes básicos e variados. Boas opções são as sopas com carne batidas no liquidificador e os purés de legumes com ovo ou carne moída.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 25/08/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.