Dieta para o coração

Atualizado em agosto 2020

A dieta para o coração é rica em frutas, legumes e vegetais, que são alimentos com antioxidantes e fibras que ajudam a a baixar as gorduras no sangue, melhorando a saúde cardiovascular. Porém, esta dieta deve ser pobre em gorduras, sal e bebidas alcoólicas porque estes alimentos aumentam a gordura no sangue e a pressão, prejudicando a saúde do coração.

Além de frutas, legumes e vegetais também são aconselhados numa alimentação para o coração. Os cereais integrais, que são ricos em fibras, assim como peixes e frutas secas, como nozes, porque são ricos em omega 3 que ajudam na saúde das artérias, também são indicados.

Imagem ilustrativa número 1
Imagem ilustrativa número 2

Dieta para coração saudável

Numa dieta para coração saudável se deve:

  • evitar alimentos ricos em gordura e sal, como produtos industrializados e pré-preparados;
  • excluir as frituras e outras preparações que usem muitas gorduras;
  • eliminar o sal da confecção dos alimentos, podendo sempre se usar ervas aromáticas, azeite, alho e vinho para temperar;
  • não beber bebidas alcoólicas, mas pode-se usar para temperar as carnes magras e peixes porque o álcool evapora quando se aquece os alimentos.

Além da dieta, é importante para a saúde do coração controlar a pressão, praticar atividade física, como uma caminhada de 30 minutos todos os dias, e ter um peso adequado a altura e a idade.

Links úteis: