Dieta Cetogênica

PUBLICIDADE

Na dieta cetogênica são eliminados todos os alimentos com carboidratos como pão ou arroz, e quando o organismo não tem carboidratos, fica em um processo chamado de cetose porque o corpo passa a queimar a gordura que utiliza como fonte de energia ao invés do açúcar.

Por isso, como o organismo utiliza gordura do próprio corpo como fonte de energia principal, o indivíduo emagrece rapidamente. Além disso, este tipo de dieta também ajuda a diminuir as convulsões e por isso pode ser utilizada em pacientes com epilepsia. Saiba mais em: Dieta cetogênica para epilepsia.

Porém, como a dieta cetogênica pode ser contraindicada para pessoas com mais de 65 anos, com insuficiência hepática ou renal, com doenças cardiovasculares ou cerebrovasculares e também pacientes em tratamento com cortisona, só deve ser seguida com acompanhamento médico ou de um nutricionista.

Alimentos permitidos na dieta cetogênica

Os alimentos permitidos na dieta cetogênica podem ser:

  • Carnes de vaca, porco, frango, peru ou outras;
  • Peixes;
  • Embutidos como presunto, apresuntado, linguiça, mortadela ou salsicha;
  • Ovo;
  • Azeite, óleo, manteiga, margarina, maionese;
  • Gelatina sem açúcar;
  • Chás sem açúcar.

Além destes alimentos as verduras com baixo teor de carboidratos também são permitidas como alface, rúcula, repolho ou repolho roxo, por exemplo.

Como fazer a dieta cetogênica

Para fazer a dieta cetogênica, geralmente, apenas é necessário eliminar da dieta os alimentos com carboidratos, como massas, arroz, batata, frutas, ervilhas, feijão, leite, iogurte, pão, bolachas, biscoitos, sorvete, açúcar, refrigerantes, bolo, chocolate ou outros doces.

Cardápio da dieta cetogênica

Um exemplo de cardápio da dieta cetogênica pode ser:

Café da manhã - ovos mexidos com bacon

Almoço - picanha com alface e repolho roxo temperado com azeite

Lanche - gelatina sem açúcar

Jantar - salmão grelhado com rúcula temperada com molho para salada

Estes são apenas alguns exemplos de refeições que se podem fazer na dieta cetogênica e não devem ser seguidos sem o aconselhamento de um médico ou nutricionista.

Dieta cetogênica cíclica

A dieta cetogênica cíclica surgiu porque quando se faz a dieta cetogênica, por vezes, a pessoa pode ficar sem resistência para fazer exercícios físicos e, para perder gordura sem ficar flácido, os exercícios são fundamentais. Por isso, na dieta cetogênica cíclica se faz um pequeno ciclo de altos carboidratos para preencher os estoques de glicogênio.

O corpo leva três dias para entrar ou sair da cetose, por isso, se começa por manter um ciclo de 5 dias comendo proteína, gordura e fibra, eliminando os carboidratos, e depois alternar para um ciclo de 2 dias comendo pouca gordura, proteína, fibra e muito carboidrato, como arroz integral, macarrão integral, açúcar mascavo e frutas. Os doces, sorvetes, bolos e outras produtos doces devem continuar fora do cardápio.

Qualquer dieta deve ser sempre acompanhada por um profissional de saúde, como o nutricionista e com o conhecimento do médico, principalmente, caso exista alguma doença crônica associada como diabetes ou pressão alta.

Veja também: Emagrecer com dieta cetogênica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE