Dicas para evitar a insônia

publicidade

Veja 5 dicas para evitar a insônia e ter uma boa noite de sono:

  • Ir dormir e acordar sempre a mesma hora, inclusive aos fins de semana;
  • Dar preferência ao consumo de alimentos leves e nutritivos especialmente à noite para não ir para cama com o estômago "pesado";
  • Tomar um banho morno relaxante, e ficar algum tempo num ambiente calmo e tranquilo antes de ir dormir, longe dos estímulos da tv e do computador;
  • Tomar um chá calmante como o de erva-cidreira ou valeriana cerca de 30 minutos antes de ir para cama;
  • Colocar o despertador para tocar sempre na mesma hora mesmo que não tenha dormido o suficiente, pois assim na noite seguinte, o corpo estará mais cansado e será mais fácil pegar no sono.

Ter dificuldade em concentrar-se, de tomar decisões e estar sempre sentindo-se cansado são sintomas que podem estar relacionados às noites mal dormidas e por isso é muito importante ter um sono bem reparador todas as noites pois o cérebro também precisa descansar. Dormir em quantidade e com qualidade é essencial para a saúde, por isso, quando a situação se torna crônica e as noites em claro são frequentes recomenda-se uma consulta médica.

Após uma breve avaliação o médico poderá indicar a toma de algum remédio para dormir, para isto deve restringir-se a situações pontuais, pois estes medicamentos possuem efeitos adversos que variam desde boca seca ao aumento da dificuldade para dormir.

Algumas boas soluções naturais para dormir melhor são os chás calmantes, e os fitoterápicos de Valeriana ou um suplemento alimentar chamado melatonina, mas que não é comercializado no Brasil.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 27/06/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.