Diarréia

publicidade

A diarréia caracteriza-se por evacuações de conscistência líquida mais do que 3 vezes por dia, que pode ter diversas causas, desde uma infecção até ao consumo de água contaminada. Para tratá-la recomenda-se a toma de bastante líquidos para evitar a desidratação.

O que causa diarreia

A diarreia pode se causada por bactérias ou por vírus, ou causada por toxinas de bactérias  que ingerimos com os alimentos,  pode ser acompanhada de febre e as fezes saem misturadas com sangue, e neste caso, chama-se disenteria.

A sigela, a salmonela, o campylobacter são as bactérias associadas a estas disenterias. O órgão envolvido nestes casos é o cólon, gerando um quadro chamado de colite infecciosa.

Consequencias da diarreia

A diarreia aguda é muito frequente e evolui para a cura ao fim de 4 ou 5 dias, se o indivíduo for devidamente tratado. Caso ele não seja tratado, a diarreia pode matar em até 3 dias.

Como tratar a diarreia

Em geral, a diarreia não necessita de nenhum tratamento específico. Neste caso, o ideal é não deixar o indivíduo desidratar, oferecendo sempre bastante líquidos para ele beber.

É importante que a quantidade de líquidos ingerida seja igual ou superior a quantidade de líquidos perdidos na diarreia.

Caso a diarreia não passe em 2 dias recomenda-se ir ao médico, pois pode ser necessária a toma de um medicamento mais específico, pois a diarreia pode estar associada a uma outra doença.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/08/2014 Última atualização da página: 22/11/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.