Desfribilador Cardíaco

publicidade

O desfibrilhador cardíaco é um aparelho que produz um choque elétrico no coração e que pode ser de dois tipos, interno ou externo.

Para que serve o desfibrilador cardíaco

O desfibrilador cardíaco serve para tentar evitar a morte do indivíduo com uma parada cardíaca. Porém, ele também é utilizado para tratar arritmias e outros problemas, como taquicardia , fibrilação atrial ou fibrilação ventricular.

Desfibrilador interno

O desfibrilhador interno pode ser colocado debaixo da pele de indivíduos com alto risco de sofrerem parada cardíaca e, consequentemente, morte. Geralmente o desfibrilhador interno implantável é prescrito por um cardiologista após a avaliação da história clínica do doente e da gravidade da doença.

O desfibrilador interno é automático, disparando um choque elétrico sempre que o coração deixa de bater no seu ritmo normal. O choque provocado não é muito grande, mas chega a ser desconfortável. Assim como o marcapasso, o desfibrilador pode sofrer interferências, sendo que, caso o indivíduo sinta um mal estar, deve parar a atividade que está realizando e sair de perto de qualquer aparelho eletrônico.

A cirurgia para colocar o desfibrilador interno é feita com anestesia local, pelo que o paciente normalmente pode regressar a casa após 24 horas de internamento hospitalar. A recuperação deve ser gradual e o indivíduo só deve voltar às atividades diárias após indicação do médico cardiologista.

Desfibrilador portátil

O desfibrilador portátil é um aparelho que possui duas pás, ou adesivos, que devem ser colocados sobre o tórax do indivíduo, em parada cardíaca, para dar um choque e evitar a morte, devendo ser utilizado apenas por um profissional habilitado.

Porém, já existem alguns desfibriladores mais simples que analisam o ritmo cardíaco e chocam sozinhos, sendo apenas necessário colocar as pás no paciente e pressionar o botão único. Eles podem ser encontrados em clínicas, hospitais, estádios de futebol e shoppings.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 04/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.