Desenvolvimento do Feto

publicidade

O desenvolvimento do feto dura aproximadamente 40 semanas. Durante este período o feto que inicialmente era apenas um embrião formado por um conjunto de células desenvolve-se constantemente até se transformar num bebê completamente formado. Este processo é marcado por intensas transformações que ocorrem no próprio feto e no organismo da mãe.

Apenas 10 dias após a fertilização, o embrião está formado e em desenvolvimento. É após a 12º semana de gestação que é considerado um feto.  As áreas que se transformarão no cérebro e na medula espinhal começam a se desenvolver assim como o coração e os principais vasos sanguíneos, em torno do 16º ou 17º dia, e já no 20º dia o coração começa a bombear líquido através dos vasos sanguíneos e as primeiras hemácias e glóbulos vermelhos aparecem no dia seguinte.

Desenvolvimento do feto - 1 a 12 semanas

No primeiro trimestre de gravidez, período que corresponde as semanas de 1 a 12 de gestação, o feto passa de poucos milímetros para 8 centímetros, pesando cerca de 30g. Neste período apesar de já poder ser facilmente visualizado num exame de ultrassom, seu corpo ainda não está muito bem formado, embora já seja possível perceber o formato da cabeça, tronco e membros.

Desenvolvimento do feto - 13 a 24 semanas

No segundo trimestre de gravidez, entre as 13 e 24 semanas de gestação, o feto desenvolve-se mais e passa a medir cerca de 25 cm de comprimento, pesando cerca de 550 gramas. Nesta fase do desenvolvimento fetal, ele já apresenta cílios e digitais que marcarão sua identidade, ele está cada vez mais semelhante a um bebê recém nascido, mas se nascer dentro deste período possui pequenas chances de sobreviver, embora a medicina tenha evoluído muito neste aspecto.

Desenvolvimento do feto - 24 a 38 semanas

No terceiro trimestre de gravidez, entre as 24 e 38 semanas de gestação, o feto já cresceu e se desenvolveu o suficiente. Nesta fase ele pode atingir até 4 kg ou mais embora seja cada vez mais frequente o nascimento de bebês com pouco menos de 3 kg, o que se deve também ao estresse e da vida super ativa da mãe. Durante todo o desenvolvimento do bebê e ele esteve muito bem adaptado ao corpo da mulher e ao findar o terceiro trimestre, é chegado o tempo de nascer.

Durante todo o período de gravidez a mulher deverá ser acompanhada pelo médico obstetra, que deverá acompanhar o desenvolvimento do bebê e zelar pela sua saúde como a de sua mãe. Nas consultas o médico poderá esclarecer todas as dúvidas da mãe e ajudar a decidir sobre as possibilidade de parto, que podem ser cesária ou normal, sendo este último com ou sem anestesia.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade