Desenvolvimento do bebê - 5 semanas de gestação

publicidade

O desenvolvimento do bebê com 5 semanas de gestação, que são 1 mês de gravidez, é marcado pelo surgimento de um sulco nas costas do embrião, e uma pequena protuberância que será a cabeça, mas que agora ainda é menor que a cabeça de um alfinete.

Nesta fase a mãe pode sentir muitos enjôos pela manhã e o que se pode fazer para aliviar é mascar pedacinhos de gengibre logo ao acordar, mas o médico poderá receitar o uso de um remédio para enjôo durante os primeiros meses.

Desenvolvimento do feto com 5 semanas de gestação

Em relação ao desenvolvimento do feto com 5 semanas de gestação pode-se notar que todos os blocos que darão origem aos órgãos vitais do bebê já estão formados.

A circulação do sangue entre o bebê e a mãe já está acontecendo e microscópicos vasos sanguíneos começam a se formar.

O embrião recebe oxigênio através da placenta e o saco aminótico está formado.

O coração começa a se formar e ainda é do tamanho de uma semente de papoila.

Tamanho do feto com 5 semanas de gestação

O tamanho do feto com 5 semanas de gestação não é maior que um grão de arroz.

Fotos do feto com 5 semanas de gestação

Alterações na mulher com 5 semanas de gravidez

As alterações na gestante com 5 semanas de gravidez incluem:

  • Sonolência, o cansaço excessivo e os enjoos matinais, e por isso é importante a grávida descansar sempre que possível;
  • Aumento do metabolismo devido o trabalho que seu corpo precisa fazer para o desenvolvimento do bebê;
  • Aumento do ritmo cardíaco e da respiração pois é necessário enviar oxigênio para o bebê, deixando a grávida quase sempre sonolenta e cansada;
  • Repugnância a certos alimentos e enjoos frequentes, que podem acontecer a qualquer hora do dia, sendo mais comum de manhã ao acordar.
  • Aumento do tamanho do útero, embora ainda não seja facilmente percebido por todos; 
  • Aumento do volume de sangue para encher os novos vasos sanguíneos da placenta e dos órgãos do bebê;
  • Mamas mais doloridas e pesadas, podendo sentir um leve formigueiro nos mamilos, devido as alterações hormonais.

As alterações emocionais na gravidez incluem: sensibilidade, nervosismo e ansiedade. Neste caso o ideal é conversar com o companheiro sobre o que está acontecendo para que ele compreenda e possa ajudar a passar melhor por essa fase. É importante também deixar que os sentimentos sejam expressos sem culpa pois tudo isso é passageiro.

A alimentação da gestante de 5 semanas deve ser de qualidade e não em maior quantidade pois tudo que a grávida come passa para o bebê. Deve-se dar preferência: alimentos frescos, frutas, legumes cozidos, peixe, cereais integrais, água e leite desnatado, e evitar: doces, bolos, alimentos industrializados e muito condimentados, e bebidas alcoólicas ou muito açucaradas.

A grávida poderá sentir mais fome que o habitual mas é importante garantir a ingestão de uma maior quantidade de nutrientes e por isso o ideal é não comer doces nem alimentos gordurosos dando preferência as frutas, cereais e iogurtes, para evitar o ganho de peso excessivo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade