Dermatite atópica tem cura?

publicidade

Assim como a maior parte das doenças alérgicas, a dermatite atópica também não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos para diminuir a coceira e a irritação local.

Por não ter cura, sempre que o indivíduo entra em contato com seu agente causador, a dermatite atópica se manifesta. Por isso, é fundamental que o indivíduo identifique a causa da dermatite. Uma boa maneira de descobrir isso é anotar tudo o que fez e que usou no dia anterior ao aparecimento da dermatite. Algumas causas da dermatite atópica são: uso de sabonetes antibacterianos: excesso de banhos; banhos quentes; banhos de mar ou piscina, associados à predisposição genética para ter uma pele atópica. 

Tratamento para dermatite atópica

O tratamento para a dermatite atópica consiste em manter a pele devidamente hidratada, aplicando-se bons hidratantes e óleos após os banhos. Além disso, deve-se evitar banhos quentes e banhos de mar e/ou piscina.

Os sintomas da dermatite devem desaparecer progressivamente a partir do 2º dia de tratamento. Caso os sintomas se agravem ou não haja uma melhora esperada em até 7 dias, recomenda-se utilizar um creme de corticóide nas áreas mais acometidas, mas sempre sob a orientação do dermatologista.

A aplicação terapêutica de raios UV e o uso de bandagem úmidas são também algumas formas de tratamento mais específicas para tratar a dermatite atópica.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 29/07/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.