Sonambulismo tem cura?

PUBLICIDADE

Apesar do sonambulismo não ter cura e cessar sem necessidade de nenhum tratamento específico existem algumas estratégias que podem diminuir a sua frequência, melhorando assim o sono de toda família.

Para melhorar a qualidade do sono da criança,do adolescente ou adulto e evitar os episódio de sonambulismo é aconselhado adotar algumas medidas de higiene do sono, para que a pessoa consiga descansar o suficiente, como por exemplo ir dormir sempre na mesma hora, evitar alimentos e bebidas estimulantes e saber lidar com as emoções porque em alguns casos os episódios de sonambulismo estão relacionados aos sentimentos de insegurança, medo e ansiedade. Confira as causas e como diagnosticar o sonambulismo.

PUBLICIDADE

Sonambulismo tem cura?

Estratégias práticas para cessar o sonambulismo

Confira o que você pode fazer para que o sonambulismo não volte a acontecer.

  • Acordar a pessoa antes do episódio acontecer

Uma boa dica é observar o horário que a pessoa costuma ficar sonâmbula e acordá-la alguns minutos antes do episódio se manifestar. Ao adotar esta estratégia diariamente durante algumas semanas, o sonambulismo tende a cessar completamente.

  • Adotar estratégias para acordar para fazer xixi à noite

Muitas crianças ficam sonâmbulas porque não conseguem despertar completamente para ir ao banheiro fazer xixi e neste caso, ela pode urinar em outros locais da casa, achando que está no banheiro. O que se pode fazer, nesse caso, é levar a criança para fazer xixi antes de ir se deitar e evitar tomar, água, suco, leite ou sopa na hora do jantar.

Colocar um pijama especial que possui um alarme que promove a vibração no momento em que o xixi molha o tecido também é uma boa estratégia para evitar que a criança faça xixi na cama e que tenha episódios de sonambulismo por causa da necessidade de urinar.  Confira 6 passos para ajudar a criança a não fazer xixi na cama.

  • Tomar remédios calmantes e tranquilizantes

Crianças e adolescentes não precisam recorrer ao uso de medicamentos, no entanto, quando o adulto é afetado e os episódios de sonambulismo são frequentes e desagradáveis, o médico poderá indicar a toma de remédios para acalmar e dormir melhor. Chás calmantes como de passiflora ou camomila também podem ajudar.

Veja como garantir a segurança do sonâmbulo aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE